Análise do álbum "Jesus" de Elaine de Jesus

Dois anos após o lançamento do EP Como o céu te adora, Elaine de Jesus nos apresenta em tempos de single um álbum completo e conseguiu chamar atenção do público. O projeto intitulado JESUS conta com 11 canções, mas a cantora apresentou ao público somente 9 faixas, duas devem ser lançadas nos próximos dias/meses (as datas não foram divulgadas, rs)

Jesus é uma volta as origens da cantora que ganhou notoriedade e reconhecimento dentro e fora do Brasil,  como uma das grandes representantes do estilo pentecostal. A produção musical é assinada pelos produtores musicais Rafael e Junior Andrade, que de ante-mão merecem muitos elogios pela excelência dos arranjos. 

A criação da capa ficou nas mãos do Mizael Desing e cá entre nós, que capa linda, já fazia um bom tempo que não víamos os medalhões pentecostais apresentarem um projeto gráfico tão bonito quanto este. Não tem nada de simples, é uma arte bastante rebuscada e pensada, Elaine realmente caprichou.

Antes de analisar as canções, é preciso deixar claro alguns pontos. Primeiro, Elaine não fez um álbum de vários estilos, o projeto quase como um todo caminha dentro de uma linha Cristocêntrica e de arranjos mais pesados, tenho a sensação que qualquer música do projeto seria facilmente um bom single. Segundo, é possível sentir a essência do CD Pérola com um toque de Sala do trono, é bem diferente dos lançamentos que acompanhamos desde 2008. Terceiro, pelo que a própria Elaine falou, o CD vai ganhar versão física.



Preparados?! Vamos lá...


01. JESUS - Os arranjos começam parecendo trilha de filme (rs) cenário de abertura mesmo, indicando o que possivelmente vem aí. Jesus foi a escolha certa para iniciar a sequência de faixas, seguindo fielmente o estilo Elaine, não deixa de apresentar arranjos inovadores com a essência do pentecostal bem produzido. É uma música que combina com grupos jovens, mas também fica excelente em uma apresentação solo. Letra simples, porém extremamente bem escrita. O ponto alto é a ponte, uma sequência de elogios a Jesus que combinados aos arranjos mostram toda força da canção. Composição de Cláudio Louvor.


02. ESSÊNCIA DA ETERNIDADE - Na segunda canção do projeto tenho a leve sensação de estar ouvindo Ele é capaz, essa música tem tudo que caracteriza Elaine de Jesus. A composição é assinada por Elizeu Gomes, compositor que ajudou muito na construção da identidade musical da cantora. Dispensa comentários, linda canção, vai deixar muita gente com a sensação de nostalgia, rs.


03. ENCONTRO DOS SÉCULOS - Você já sabe o que esperar quando Elizeu Gomes e Rogério Jr. se juntam para compor né?! Estamos diante da melhor ou uma das melhores músicas do álbum, tudo aqui ficou perfeito, os arranjos conversam com a letra e a interpretação traz uma força absurda que é impossível imaginar outra pessoa cantando essa canção.


04. PREPARE  O CULTO - Esse talvez seja o ponto mais inovador do projeto, até então não havia imaginado Elaine de Jesus interpretando uma letra como essa, todo mundo sabe que esse estilo se popularizou muito nas igrejas, mas ouvir Elaine cantando nessa pegada mostra toda versatilidade da artista, melhor ainda que combinou muito e foi uma ótima escolha de primeiro single, sucesso total. Composição de Gislaine e Mylena.



05. DESAFIO - Destaco que nesse projeto todas as introduções foram muito bem pensadas, conseguem prender o ouvinte, rs. É uma música forte, também com uma pegada forte para grupos cantarem, não duvido que vá ganhar espaço nos grandes congressos. Composição de Leandro Borges e Cláudio Louvor.


06. ALIADO - Sabe aquele pentecostal simples, porém muito gostoso de se ouvir?! É o que podemos usar para definir essa faixa. Tem uma letra comum se comparada com as outras faixas, mesmo assim consegue se destacar, já imagino ela sendo entoada nas igrejas do Brasil. A composição é de Leandro Borges, inclusive a letra é bem característica do compositor, me lembrou Nasci pra voar, também escrita e gravada por ele.


07. CREIO ASSIM - Essa canção me causou curiosidade, do tipo, o que será que vem por aí?! Parece pela introdução que será algo bem pesado voltado pra temas como a volta de Jesus, mas na verdade não...e surpreendeu muito, acho que essa fica na lista das melhores do repertório, principalmente pela criatividade nos arranjos. A letra também é bem simples, mas é aquele simples muito bem feito. Composição de Elizeu Gomes.



08. ESTÁ ENTRE NÓS - UAAAAALLL, que UP no álbum. Elaine já entra cantando, o ritmo diferencia de todo repertório, mas conversa muito bem com o projeto.  A estrutura é pop pentecostal, a letra exalta a presença de Deus no meio do seu povo, confesso que essa é minha preferida, muito gostosa de se ouvir e o refrão é muito chiclete, sem perceber você fica cantando por aí. Composição de Leandro Borges.


09. DO SACRIFÍCIO A GLÓRIA - Chegamos a última música, lembrando que existem duas canções que devem ser lançadas em breve. Essa faixa versa sobre a vida de Jesus, seu sacrifício pela igreja. Um minuto depois de começar, há um climax e toda estrutura muda, os arranjos crescem e dão um charme a mais quando em uns momentos fica apenas Elaine e os Backs cantando, já em seus dois minutos o ápice da música traz uma nova mudança chegando a entrega total da proposta da letra.  Essa faixa me lembrou Surpresa da Glória do CD Escolhidos, linda demais, coisa do céu. Composição de Daniel Nadje que encerrou muito bem o projeto.


CONSIDERAÇÕES:

É inegável que Elaine de Jesus foi absolutamente criteriosa em todos os aspectos desse projeto. Preciso destacar o cuidado que a cantora teve com as composições, porque até mesmo as letras mais simples foram muito bem escolhidas e passaram a mensagem exatamente como devia ser, a escolha dos produtores Rafael e Junior andrade foi excelente, é como se eles conseguissem entender exatamente o que o público queria ouvir da Elaine. A capa ficou linda, estou ansioso pelo encarte completo do material físico (rs) confesso que senti falta de um forrózinho daqueles bem animados que a Elaine sempre gravou, acredito que teria acrescentado muito mais no álbum como um todo, em contrapartida, essa ausência não tira  a grandeza desse projeto, me arrisco a dizer que JESUS já é o melhor álbum pentecostal de 2023.

Comentários

  1. Gostei muito do projeto! A que menos gosto é da Desafio, não me apredregem kkk, mas eu esperava mais da letra porque até entrar no coro esta perfeita mas quando começa o coro a musica da uma mudada e eu perco a vontade de o[continuar ouvindo ela. Pra mim parecia que seria uma canção que ia falar do Deus todo poderoso que se quizer honra os seus mas ela muda e só fala de honra e honra e honra e ai pra mim particularmente perde a graça. MAs o projeto como um todo esta incrivel!

    ResponderExcluir

Postar um comentário