Análise do CD "Renovo" de Sarah Farias


Sarah Farias se tornou um dos maiores e mais cotados  nomes do cenário gospel brasileiro para os grandes eventos. A cantora alagoana gravou seu primeiro CD em 1998, intitulado "Dono do tempo" e conforme a mesma relata, foi uma experiência difícil, que a fez querer desistir do sonho de ser cantora. Dez anos depois, chegamos a 2008 e com ele Maceió é presenteado com a Canção de Joelhos, da querida sarinha!



Os anos seguintes foram decisivos para o rumo que a cantora trilharia em seu ministério. Em 2010 gravou e lançou "Eu faço parte dos sete mil" me lembro que nessa época a canção "A promessa é de paz" foi muito entoada no mato grosso do Sul.

Mas o sucesso chegou de fato com o lançamento do álbum "Novidade" em 2012. Contando com 12 faixas, o projeto foi um divisor de águas na carreira da cantora. Em 2015 foi a hora do DVD "Vivendo a novidade" onde a cantora presenteou o público com Deixa eu te usar, que atualmente ultrapassa a marca de 109 milhões de visualizações no YouTube, conforme a própria cantora que também compôs o hino, seu ministério ficou divido em antes e depois após o lançamento.

Agora, com o ministério expandido pelo Brasil e com sua chegada a MK Music, Sarah Farias mostra que não perdeu a essência e apresenta ao público RENOVO, um CD que vem na contra-mão do mundo, fugindo do cunho comercial e trazendo mensagens fortes e edificantes para a igreja.


O álbum conta com 10 faixas, sendo 9 composições da cantora e a regravação da clássica canção O ROSTO DE CRISTO, escrita por Josias Barbosa. As fotos foram feitas por FotoMix Digital Studio e capa, desenvolvida por Thiago Prado. Quem assina o álbum são os produtores Melk Carvalhedo e Thiago Araújo, que trabalha com Sarah desde 2008.

Vamos as canções?

1. SOBREVIVI - Sarah é uma compositora de mão cheia e já vem provando isso há muito tempo, e não seria diferente com as músicas de seu CD. Essa faixa abre o projeto como uma forma de homenagem a todos os "guerreiros" que sobreviveram as lutas da vida e aprenderam em Deus a vencer. O refrão simples, porém marcante gruda na mente e você se pega cantarolando por ai "Tem coisa boa chegando, tem algo acontecendo, e não importa o que eu sofri, o que importa é que eu, sobrevivi".

2. SÓ QUEM TEM RAIZ - Essa canção segue a linha da faixa passada, vem contando a história de quem cresceu em meio as lutas. Como uma continuação de Sobrevivi, aqui entendemos a importância de se ter uma raiz profunda, estar preparado para os vales. Essa é outra musica de melodia chiclete, gostosa de se ouvir e edificante.


3.  RENOVO - Chegamos a faixa que abre esse belo projeto. O testemunho de Renovo é impactante, Sarah revela que enquanto pedia renovo, Deus disse a ela para pedir disposição, algo que falta em nosso meio muitas vezes. Em uma visão espiritual esplendida, essa musica é um presente pra quem quer mais de Deus, já ouvi testemunho de gente que orou ouvindo esse louvor e foi batizado com Espírito Santo. Tem renovo na Casa!

4. ESTABILIDADE - Uma música bíblica, com uma letra marcante que nos traz uma mensagem profética "Haverá, Oh Sião, Estabilidade". Sarah é uma cantora/ compositora que consegue transformar os textos da bíblia em canções lindas, um verdadeiro presente pra quem ama a palavra!

5. EFATÁ - Em julho de 2017, Sarah cantou um trecho dessa canção em um evento na minha cidade, Campo Grande / MS, confesso que fiquei muito curioso pra ouvir o resultado final e estou surpreso, que canção linda, conta uma história bíblica e vai se transformando em um clamor, a faixa empolga no refrão e fica ainda mais contagiante com a participação do cantor Anderson Freire.


6. É DIFERENTE - Diferente de muitos lançamentos, Sarah Farias apresentou um CD nada comercial, com isso quero dizer que a preocupação das músicas está voltada para edificar vidas. Letras inteligentes, mensagens profundas para a igreja e testemunho. Essa é uma faixa que nos traz algo de muito relevante, encontramos muitas pessoas imitando outras nas igrejas e não é isso que Deus quer, Ele quer que sejamos o que Ele nos chamou pra ser, musica tremenda!!!!

7. O MEU OLHO BRILHA - Seguindo um pouco da linhagem da canção passada, aqui encontramos uma declaração de amor e devoção a Deus, é uma simples canção, porém edificante. O final conta com vozes infantis cantando "Mais perto quero estar...♪♪" emocionante!


8. SE LEVANTOU - Sabe aquela canção pentecostal com direito a declamação e tudo? É isso que encontramos aqui e é possível notar o cuidado que a cantora teve com a construção de cada louvor, a letra casou perfeitamente com os arranjos, tem uma melodia fácil e gruda na mente, lindo demais. Um detalhe curioso é que essa faixa iria se chamar Igreja do Século XXI, porém o nome foi alterado no lançamento.

9. ELE VEM - Sarah canta musicas bem animadas em todos os seus CDs, Faz chover, A promessa é de paz, Eu creio em Deus e por ai vai, aqui não seria diferente. Em um tom bem mais pop, a música nos traz uma alerta sobre a vinda de Cristo, canção jovem e contagiante, essa também teve o nome alterado, inicialmente se chamava Philadelphia!

10. O ROSTO DE CRISTO - E em um CD em que o foco principal é Jesus, esse clássico das igrejas pentecostais caiu como uma luva no repertório. Uma versão linda, confesso que a mais bonita que ouvi de todas, rsrs. Encerrou o CD da melhor maneira possível, deixando aquele gostinho de quero mais!!! Composição de Josias Menezes.


CRITÉRIO DE NOTA:

FOTOS: 8,0
PROJETO GRÁFICO: 8,0
CAPA: 8,0
MUSICALIDADE: 10,0
SINGLE: 10,0
DESTAQUES: Sobrevivi, Só quem tem raiz, Renovo, Estabilidade, Efatá, É diferente, O meu Olho Brilha, Se levantou e O Rosto de Cristo
REPERTÓRIO:  (Quantidade de músicas do CD divida por Dez, resultado final multiplicado pelo número de canções no destaque) -- 10/10 = 1 -- 9x1 = 9

NOTA FINAL:  8,8


Comentários