Análise do novo CD de Rose Nascimento "Questão de Honra"


É impossível falar em música pentecostal sem citar a família Nascimento, cantoras e cantores que marcaram e marcam toda uma geração que compõe essa família, podemos falar em Mattos Nascimento, Michelle Nascimento, Gisele Nascimento, Willian Nascimento e claro, a dona de uma das vozes mais abençoadas do meio Gospel, Rose Nascimento. Embora todos tenham o sobrenome nascimento cada um imprimiu muito bem sua característica musical, ousando e usando muita originalidade.

Falando em Rose Nascimento, encontramos uma das maiores referências do Gospel brasileiro, uma voz única, um estilo próprio, um talento impressionante, assim se define Rosângela de Azevedo Nascimento, a popular Rose, rs!

A cantora lançou seu primeiro projeto em 1990, um LP intitulado Livre. Rose já esteve presente em grandes gravadoras do meio, algumas como Som e Louvores, muito popular nos anos 90, Art Gospel e ainda MK music, na época MK Publicitá e atualmente Som Livre. Com uma carreira bem consolidada, músicas como Sempre Fiel, Som do Clarim, Não ceda, Mais firme do que nunca, Mil Razões, Ninguém pode impedir, Estou de pé, No silêncio, Escolhido e o Menor da Casa se tornaram Hit em todo Brasil rendendo a cantora milhões de discos vendidos.

Em 2016 chega a hora do projeto Questão de Honra, lançado pela gravadora Som Livre e assinado por Tuca Nascimento. Já me adianto em dizer que o CD não era tão esperado pelo público, mas se tornou um dos melhores do ano. A arte foi desenvolvida pela Observ Desing, particularmente eu não gostei da capa, a pose, as fontes, por uma questão de "semiótica" não ficou tão legal assim no meu ponto de vista. O encarte como um todo ficou bem simples, me lembrou o CD Primeiro Passo, nada de novo, rs!

Vamos as canções?!

1.ELE NÃO DESISTIU - Rose sempre manda muito bem na escolha de singles e músicas para abrirem os seus CD,s , aqui ela não poderia fazer diferente. A música é simples em letra, mas traz uma mensagem extremante importante e necessária sobre a perseverança de Jesus e seguindo seu exemplo fazer o mesmo e não desistir. Os arranjos foram trabalhados na medida certa, cada instrumento foi encaixado no momento exato para que a música crescesse durante seu tempo. Rose interpretou muito bem, sua voz está linda como sempre, não envelhece, rs. Composição de Anderson Peres e Mara Peres.

2.UM MILAGRE EM NAIM - Aqui temos o popular estilo Rose, música com tema forte e bem explorado, um toque mais melancólico e o peso do grave usado nas notas. Os arranjos deram conta de manter o tradicional estilo da cantora com um toque de modernidade. Composição de Anderson Peres e Mara Peres.

3.QUESTÃO DE HONRA - Essa música me lembrou O menor da Casa, o estilo foi o mesmo e em alguns momentos a melodia fica bem próxima da canção citada.  A canção escrita por Edmar Santana conta a história de quem passou por momentos difíceis e precisou lutar para superá-los, porém o que se frisa é que mesmo sofrendo tudo isso, o que realmente vale a pena e se torna questão de honra é adorar a Deus.


4. MINHA CASA - Composição de Junior e Mateus. Uma cantora pentecostal faz jus ao seu estilo até quando a música sugere algo mais congregacional não é?! rsrs. Geralmente quando se fala em temas relacionados a Casa/ Família as canções são mais calmas e em tom melancólico, porém Rose fez diferente e ganhou pontos positivos. A música ficou forte e profética, em alguns momentos me lembrou Erga Muros de Célia Sakamoto, que teve a mesma ousadia de Rose ao cantar sobre tema.

5.A MURALHA CAIU - É uma boa música, mas não tem muitas novidades, é aquela canção legal, tem boa letra, bons arranjos, mas não consegue se sobressair sobre outras faixas, talvez o que tenha deixado a música ainda um pouco mais sustentável foi a interpretação de Rose. Composição de Leandro Martins e Anderson Rangel.

6.SOU TEU ADORADOR - Perseverança e Fé, assim se define essa canção. Letra forte e reflexiva, aliás, traz um tema que tem sido bem comum encontrar nos lançamentos de grandes cantoras nos últimos anos. Rose se mostrou desenvolta e deu um show de interpretação. Os arranjos mais uma vez ficaram excelentes. Composição de Tony Ricardo.

7.DEUS DO IMPOSSÍVEL - Composição de Geraldo Guimarães e Jill Viegas. Talvez essa seja umas das menos interessantes do projeto todo, os arranjos não foram tão inovadores e Rose teve que se movimentar para não deixar a canção morrer, rs.

8.ETERNA GLÓRIA - O arrepio começa já na introdução. Que música. Que Voz. Que Letra. Que arranjos. Que unção. Essa música dispensa comentários, uma das melhores, sem duvidas. Composição de Marquinhos Nascimento.

9.SEMPRE ESTOU POR PERTO - Junior e Mateus arrebentaram nessa composição. O encaixe das frases, a forma como a letra foi construída, a sensibilidade de escrever tornaram-se o ponto forte dessa música. Essa é uma tipica canção de quem tem experiência com Deus para dizer que não vai ser abandonado nas horas difíceis. Uma linda e profética adoração.


10.PALAVRA FINAL - Uma das poucas cantoras que se mantém firme em gravar o Forró ou  o Flamenco em seus CD´s é Rose. A cantora nunca deixou de gravar em seus projetos pelo menos uma canção que trouxesse uma boa ritmada ao álbum. A forma descontraída e ao mesmo tempo trazendo uma séria mensagem tornam a canção ainda mais gostosa de se ouvir. Meus sinceros parabéns a Rose por se manter fiel ao estilo que lhe consagrou sem deixar de lado a inovação. Composição de Carla Veras.

11.ESCUDO - Chegamos ao final do CD com a regravação de um grandiosíssimo clássico da música gospel. Quem nunca ouviu ou até cantou Escudo?! Essa música se tornou o hino oficial de muitos congressos e até hoje é interpretada nas igrejas, simplesmente magnifica. Porém Rose não conseguiu dar esse brilho todo a canção, é muito complicado uma cantora ou cantor relançar uma música de sucesso na voz de outro artista e conseguir exito. Seria como tentar fazer sucesso regravando Com Muito Louvor, a música já tem sua "dona" e outra pessoa pode até fazer bonito, mas dificilmente vai se sobreassair sobre a primeira versão de sucesso. Eu preferia que Rose terminasse o CD na faixa anterior, seria bem melhor, rs. A composição é de Carlos A. Moysés. A versão original da faixa foi gravada pelo grupo Voz da Verdade.

NOTA: 90
DESTAQUES: Ele Não Desistiu, Um Milagre em Naím, Minha Casa, Sou Teu Adorador e Eterna Glória.

Comentários

  1. Muito bom!!! Parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. É possivel disponibilizar o encarte pra download???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse site http://acervo-musical.com/encartes/1900/ você encontra o encarte desse e outros CDs disponíveis! Obrigado por ser nosso leitor, um abraço!!

      Excluir
  3. Eu quero sobre às composições do CD mais firme do que nunca da Rose Nascimento

    ResponderExcluir

Postar um comentário