Análise do CD "Nível do Céu" de Cassiane


São 37 anos de ministério, 45 de idade e uma discografia repleta de sucessos. Cassiane nasceu na baixa fluminense e gravou seu primeiro disco em 1981 intitulado Cristo é a força, mas a consagração nacional aconteceu em 1996 com o lançamento do álbum Sem Palavras. Anos após ela se consolidou de vez com o bem sucedido Com Muito Louvor, lembrado até hoje pelas igrejas pentecostais.

Colecionando os maiores sucessos da música gospel no segmento pentecostal, Cassiane soma milhões de CDs vendidos, varias premiações e títulos, como por exemplo embaixadora da paz pela O.N.U.

Em 2007 deu se inicio uma fase conturbada em seu ministério depois de  sua saída da gravadora MK Music. A quebra de contrato rendeu a cantora além de processos judiciais, a retirada do álbum independente Faça diferença do mercado sob multa em cada unidade encontrada e ela precisaria gravar o CD que faltava para estar livre do contrato.

Em 2009 a "briga judicial" chegou ao fim com o projeto Tempo de Excelência previsto para Abril de 2010, o que não aconteceu. O lançamento da obra só foi acontecer em 2013 nas plataformas digitais e em 2016 no formato físico com o retorno de Cassiane para MK.



Nesse tempo, a cantora fez parte do Cast da Sony Music Gospel (2010 - 2013). Sua entrada na gravadora causou grande repercussão, já que há 3 anos e meio nenhum trabalho novo havia sido apresentado ao público, porém os lançamentos em parceira com a multinacional não foram os melhores.

Em 2015 seu retorno a MK com Eternamente não garantiu a cantora de volta ao topo dos sucessos.

2018 chegou e com ele o novo álbum dela, intitulado Nível do Céu. Assinado por Jairo Manhães, 12 faixas, tiragem inicial AA10000 e fotografado por Rafa Vidal.


Vamos as músicas?

01. NÍVEL DO CÉU - É uma música ao estilo Cassiane, mas não acredito que tenha sido a melhor escolha de abertura para o projeto, o álbum conta com canções mais fortes e que deixariam a chegada do CD mais forte e chamativa, contudo, não é uma música ruim,pelo contrário, é uma canção gostosa de se ouvir e que apresenta uma pegada muito legal e tem seu destaque. Composição de George de Paula. O que me chamou a atenção foi ver a cantora abrir seu álbum com a faixa titulo, a última vez que isso ocorreu foi em 1999 com o CML.

02. LEÃO E O CORDEIRO - Essa seria uma ótima abertura para o álbum. A musicalidade ficou perfeita, ao estilo Cassiane, trazendo a memória de tempos passados onde a cantora cantava composições mais rebuscadas. É uma letra totalmente estruturada, muito bem interpretada. Uma das, se não a melhor do álbum, tudo casou perfeitamente nos detalhes da faixa. Composição de Rogério Jr.

03. ORAÇÃO DE VERDADE - Composição do Pr. Lucas, essa é uma música mais reflexiva. Começa de maneira contida e vai ganhando corpo durante sua execução. A interpretação como sempre, dispensa comentários, Cassiane deu conta do recado e mostrou toda sua potência vocal.


04. QUANDO VOCÊ ME ADORA - Sabe aquela musica legal que todo CD tem? chegamos a ela. Tem boa letra, bons arranjos, é bem interpretada, mas não consegue ficar entre as melhores. Em um determinado momento ela chega a ficar meio cansativa, já que é um pouco longa. Essa canção me lembrou muito o CD VIVA lançado em 2010. Composição de Gislaine e Mylena.

05. ARMA SECRETA - Lançada como primeiro single do álbum eu não acredito que essa tenha sido a melhor escolha da MK. A canção tem aquela pegada chiclete com o refrão dizendo várias vezes a frase "EU TENHO DEUS" porém não tem força suficiente pra apresentar o projeto. Na minha opinião essa é uma das canções que fogem um pouco do conceito do CD, já que a maioria das faixas remetem ao céu, sendo assim, ela não se encaixou tão bem na proposta. E entra na vibe de canção legal que todo CD tem. Composição de Cláudio Louvor.

06. O CÉU VAI REVELAR - Cassiane cantando Cassiane, essa é melhor definição pra essa faixa. Embora o repertório desse álbum não seja totalmente pentecostal, é notório a cautela com que as canções foram escolhidas e arranjadas. De fato a cantora não voltou as suas raízes como o público pede, mas ela aproveitou essa essência, inovou e conseguiu agradar, apresentando novidades. Essa musica em questão, dispensa comentários, letra, arranjo, canto, uma obra prima e de brinde um incidental com Cidade Santa. Composição de Patrik Mendes.


07. ATÉ TEUS BRAÇOS - Jotta A assinou essa composição. A letra floreia por várias passagens bíblicas sempre fazendo alusão ao céu. Uma das minhas favoritas. Essa foi uma das faixas em que a cantora transmitiu mais emoção na hora de cantar. É daquelas músicas que se ouve várias vezes e não enjoamos. Mesmo sendo diferente do "estilo" Cassiane, casou perfeitamente com a cantora.

08. DEIXA O CÉU DESCER - A mais cansativa do CD pra mim. Essa eu sempre pulo, rs. A canção até tem um inicio bacana, mas conforme vai chegando aos seus 3/4 min passa a ser enjoativa. Muita gente gostou e curtiu, mas pra mim, não teve nada que chamasse a atenção. Composição de Dimael Kharrara.

09. LUGAR DA TUA PRESENÇA - Depois de Amigo Espirito Santo devemos esperar em todos os lançamentos de Cassiane músicas no mesmo estilo. Em particular, essa se tornou uma das minhas preferidas do disco, nos leva a uma intimidade com Deus muito profunda e conseguiu superar a proposta que canções desse mesmo estilo tiveram no Eternamente. Letra de Tony Ricardo.

10. VIVEU POR ME AMAR - Segue a linha de sua antecessora. Gostei, acho que merece destaque e embora não tenha aquela pegada que chama a atenção de quem ouve, conta com uma letra simples porém magnifica. Composição de Tony Ricardo.


11. TEM QUE SER PEQUENO - Por mais músicas assim eu voto SIM! Não estou nem falando dos arranjos, mas da letra. Espero que essa verdade possa ser vivida pelos cantores e pela igreja. A propósito quando digo cantores me refiro a Cassiane e Anderson Freire que além de assinar a composição participou cantado. Os fãs pediram tanto que a pequena fez um feat. em seu álbum solo. Eu confesso que não curti a escolha, acho que a imagem do cantor precisa dar uma descansada, os últimos anos ele foi bem "explorado" e esteve em praticamente todos os lançamentos da MK.  Os exageros também deixaram a canção meio cansativa, rs.

12. ELE VAI PASSAR - Não faltaria o famoso forró, não é? Embora diferente daquele ritmo bem mais agitado e cheio de glória glória glória é uma canção muito gostosa de se ouvir e soa como uma grata surpresa pra quem acompanha o ministério de Cassiane há tanto tempo. Composição de Jhonatan Paes, assim encerramos Nível do Céu.


CRITÉRIO DE NOTA:

FOTOS: 10,0
PROJETO GRÁFICO: 10,0
CAPA: 10,0
MUSICALIDADE: 10,0
SINGLE: 7,0
DESTAQUES: Nível do Céu, Leão e o Cordeiro, Oração de Verdade, O Céu vai revelar, Até teus braços, Lugar da Tua Presença, Viveu por me amar e Ele está passando
REPERTÓRIO:  (Quantidade de músicas do CD divida por Dez, resultado final multiplicado pelo número de canções no destaque) -- 12/10 =1,2 x 8 = 9,6 + 47=56,6/6=

NOTA FINAL:  9,4











Comentários

  1. Amo o CD Nível do céu, escuto todo dia. Faz mais de 2 anos que escuto sem parar. Gostei muito da análise. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário