Análise do CD "Lágrimas Ensinam" de Gisele Nascimento


Não é de hoje que sobrenome Nascimento causa alvoroço quando anuncia novidades. É assim com Rose, Mattos, Michelle, Willian e claro, com Gisele. A cantora vem fidelizando seu público há muito tempo, mas o grande destaque aconteceu com o lançamento do CD O Sonho não acabou, na qual a canção titulo virou um grande hit no ano de 2013, outra musica que repercutiu bastante foi O Mapa do tesouro.

Em 2015, Gisele apresentou Janelas da alma, um projeto muito bem conceituando, com musicas gostosas de se ouvir e  letras bem desenvolvidas. Outra vez a faixa título obteve destaque e seu clipe oficial já ultrapassa a casa dos 16 milhões de visualizações no YouTube.

O ano de 2017 nos trouxe muitos lançamentos e agora na sua reta final, é a hora do público conhecer Lágrimas Ensinam. Produzido por Tuca Nascimento, que é pai da cantora, o álbum conta com 10 faixas e saiu de fábrica com tiragem inicial de AA3500.


 A Capa do CD foi desenvolvida pela MK e as fotos tiradas por Alex Santana. Confesso que em relação as últimas capas da gravadora, essa até que ficou boa. O encarte como um todo é uma obra simples, com algumas fotos coloridas, outras em preto e branco, tudo feito em stúdio e de forma discreta. 

Vamos as canções?

1. LÁGRIMAS ENSINAM - Escolhida para título e single, essa é uma canção ao estilo Gisele. Não foi algo tão surpreendente como se esperava, mas é uma musica gostosa de se ouvir algumas vezes. O primeiro detalhe que percebi foi que a voz da cantora ficou muito alta e não consegui ouvir bem a sonoridade da faixa, mas é uma boa musica. Composição de Kristian Cavalcante e Ismael Paim.

2. ANA - Essa é uma das minhas favoritas. Que música linda, e letra foi escrita perfeitamente, até porque é composição de Anderson Freire e dele a gente sempre espera coisa boa né?! A sonoridade da faixa ficou muito agradável e deixa aquele gostinho de quero mais. Eu só não curti muito a introdução da música, poderia ter sido algo melhor e que combinasse mais com a pegada que a faixa toda tem.

3. DEUS ESTÁ CONTIGO - Regravar músicas é sempre um tiro no escuro, pode dar certo ou errado. Essa canção se tornou sucesso no Brasil todo através de Rose Nascimento, que imprimiu uma característica forte e original. Gisele cantou bem, mas infelizmente não deu conta de superar a versão que conquistou as igrejas do país, mas destaco que é uma ótima musica e vale apena ouvir de novo. Composição de André Lima.

4. DONO DO MILAGRE - Composição de Kristian Cavalcante e Ismael Paim, essa é a música legal que nunca falta em algum CD. Não é uma canção que caia no gosto logo de primeira, aliás, de primeira dá vontade de pular pra faixa seguinte, mas ouvindo com mais calma ela vai te conquistando. É uma faixa bem simples,  mas que casou perfeitamente com a proposta imputada.


5. PREFIRO SER FIEL - Pela inicio da  introdução achei que seria uma música super animada, tipo boa semente de Bruna Karla. Mas não, é uma canção pentecostal com uma pegada pop, escrita por Jonathan Paes e com participação da voz potente de Elaine Martins. Que música linda, a mensagem transmitida foi passada de uma forma sincera e clara, realmente belíssima. Me lembrou um pouco a canção Fidelidade de Danielle Cristina.

6. BENDITOS DE MEU PAI - A Participação especial aqui é de Tuca Nascimento. Eu ouvi essa canção varias vezes antes de falar sobre ela. Realmente é difícil de dar uma opinião, a primeira vez não gostei, mas conforme fui entendo a mensagem e apreciando melhor cada detalhe, vi que essa se torna uma das melhores do CD, tudo ganhou um encaixe na medida certa na hora de ser interpretada. Ficou simples como Jesus, e lindo como Ele também. Composição de Anderson Freire.

7. PERMANECER - Aquele Pop Pentecostal feito com cuidado. É uma música muito boa, não acredito que fique entre as melhores do CD, mas tem seu peso no projeto e garante uma mensagem profunda para a igreja. Composição do Pr. Lucas. Participação de Isabela e Israel Nascimento.


8.  DA JANELA PRA DEUS - Que canção gostosa de se ouvir. A letra outra vez ganha destaque, se encaixou muito bem nos arranjos e na interpretação de Gisele e Anderson freire, que também é o compositor. Segue na pegada Pop Pentecostal, de uma forma sútil e sem agressividade. Percebi que ouve um cuidado muito grande na colocação de voz das canções para que cada sentimento fosse transmitido da melhor maneira possível.

9. TRAZ A PRESENÇA - Pra mim essa música é uma cópia da canção PRESENÇA gravada por Eliane Fernandes e também Mary Hellen. Não tem nem o que comentar, pra mim, não teve originalidade nenhuma. Composição de Jonathan Paes.



10. SONHOS PERFEITOS - Chegamos ao encerramento do disco. É uma canção legal, continua firme na linha Pop Pentecostal. Teve uma letra bem escrita, mas no meu ver não ganhou a atenção que deveria. Não ficou ruim, mas também não deu conta de encerrar o disco em alto nível. Composição de Anderson Freire.

CRITÉRIO DE NOTA:

FOTOS: 7,0
PROJETO GRÁFICO: 6,0
CAPA: 7,0
MUSICALIDADE: 8,0
SINGLE: 8,0
DESTAQUES: Lágrimas Ensinam, Ana, Prefiro ser Fiel, Benditos de meu Pai e Da janela pra Deus.
REPERTÓRIO:  (Quantidade de músicas do CD divida por Dez, resultado final multiplicado pelo número de canções no destaque) -- 10/10 = 1 -- 5x1= 5

NOTA: 6,8

Comentários

  1. A canção "Sonhos perfeitos" também é uma regravação...Eyshila já havia gravado essa música no CD Sonhos não tem fim...

    ResponderExcluir
  2. Nossa criticar um cd maravilhoso e uma nota assim!!! Devivia ser o Cd som da minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Som da minha vida é maravilhoso, pra quem aprecia boa música 😉

      Excluir

Postar um comentário