Análise do CD "Coragem" de Jozyanne


Nascida em Fortaleza no mês de Janeiro de 1977, Jozyanne se tornou uma das mais populares representantes da música gospel brasileira. A cantora fez sua primeira participação musical ainda aos oito anos de idade no LP de sua mãe, onde solou três músicas.

Aos 17 anos Jozyanne foi convidada a participar do grupo altos louvores,  que foi considerada como uma das, se não a maior banda cristã na década de 80, a cantora obteve tanto destaque, que em 1997 foi escolhida para integrar a primeira formação do Voices, ao lado de Fernanda Brum, Eyshila, Liz Lanne e Marina de Oliveira, em 2005 a mesma decidiu não renovar seu contrato com o grupo.  No ano de 2001 a cantora deu inicio a carreira solo, quando lançou "Um novo coração".

No ano de 2009, Jozyanne foi indicada ao Grammy Latino, e em 2010 lançou pelo selo MK Music seu primeiro DVD que reuniu grandes sucessos de seu ministério. Com uma carreira bem consolidada e um forte nome no mercado fonográfico gospel, foi a hora de se despedir da MK e ir rumo a Central Gospel Music. A Cantora já estava há mais de 15 anos na ADVEC (Assembléia de Deus Vitória em Cristo) igreja fundada pelo Pastor Silas Malafaia, que é dono da gravadora CGM, então acredito que a parceria deu certo por unir o útil ao agradável.

Seu lançamento de estréia foi "Meu Milagre" no ano de 2012, pra mim um dos melhores lançamentos da cantora, que mostrou toda sua originalidade e versatilidade musical. No ano de 2013 a cantora foi surpreendida com o diagnóstico de Lúpus, uma doença que não tem cura, o que exigiu um afastamento das agendas por algum tempo. Em 2014 a cantora lançou "Esperança" gravado ao vivo e que impactou a todos que puderam ouvir cada canção, foi um álbum de fé e perseverança.

Enfim chegamos a 2017 e depois da longa espera o público finalmente pode conhecer "Coragem", um projeto que promete ser sucesso pela qualidade de produção, notamos que tudo foi feito com muita cautela, então valeu a pena a demora.


Quem assina a produção musical é Josué Lopez que fez um belíssimo trabalho, aliás, ele sempre trabalha sua musicalidade muito bem. As fotos foram feitas por Ronaldo Rufino e a Arte por Rafael Brum e destaco que juntos esses profissionais fizeram um trabalho incrível, uma das melhores produções de arte lançadas esse ano. O álbum saiu de fábrica com a tiragem AA6000, um número que eu consideraria baixo em outros tempos, mas levando em conta que muitas pessoas baixam o álbum completo sem pagar nada, é um número considerável.

Vamos as canções?!

1.BASTA UMA PALAVRA - Escolhida para abrir o CD, essa canção é uma grata surpresa para quem é fã ou pelo menos acompanha a musicalidade de Jozyanne. A introdução começa apenas no teclado e outros instrumentos vão sendo introduzidos até que ela começa a cantar. A batida é pop e muito gostosa de se ouvir, abriu o projeto com qualidade e de forma convidativa para se ouvir todas as faixas. A Composição é de Anderson Freire e canta bíblia, foi uma letra muito bem escrita.

2.IMPOSSÍVEL É VIVER SEM FÉ - Essa é aquela música que dá vontade de ouvir várias e várias vezes, principalmente o solo. Jozyanne inicia a faixa com notas mais graves, o que a deixou com um ar mais sofisticado. Durante a canção tudo foi se encaixado perfeitamente, a afinação da cantora é outro destaque, dá vontade de ouvir várias vezes. A letra tem uma construção cautelosa e envolvente, é bíblia pura, rs. Composição de Anderson Freire.

3.FLECHA - Composição de Gislaine e Mylena. Essa canção tem o estilo Jozyanne. Foi bem interpretada e é gostosa de se ouvir, mas não é uma música que consiga se sobressair sobre as demais, apresenta uma letra muito parecida com faixas que já foram gravadas nessa temática. Não é uma música ruim, mas também não é a melhor.

4.SANGUE PRECIOSO - Essa o público conhece, já que foi lançada a meses atrás. É uma música mais congregacional, tem uma melodia agradável e que nos prende a ouvi-lá até o fim. Escrita por Tony Ricardo, essa é uma daquelas canções que nos levam a um alto nível de adoração por sua profunda espiritualidade. É uma ótima sugestão para os grupos de louvor das igrejas.


5.QUEM É VOCÊ? - Essa é a minha preferida. Se perceberem bem a letra fala de forma indireta sobre depressão e conflitos da alma, mas com destaque para a perseverança e a graça de Deus. Um verdadeiro poema, os arranjos foram planejados para que tudo ficasse o mais intimo possível, o refrão se torna marcante pela participação suave do back. Composição de Anderson Freire, André Freire e Aretuza.

6.NADA ME FALTARÁ - Quebrando o clima melancólico podemos conhecer a versão de More than enough feitas por Jozyanne e Isabella. Essa é aquela música dançante que deixa o pé balançando sem parar, rs. Fiquei imaginando a Fernanda Brum cantando essa música junto com Jozyanne, acredito que ficaria ainda melhor, mas a "Jozy" deu conta do recado e fez bem feito.

7.CORAGEM - Enfim chegamos a faixa que inspira todo o projeto. Sabe aquela música que vem direto do trono? É como se Deus sentasse ao seu lado em um dia difícil e começasse a falar com você "Coragem pra vencer o desafios" em outra parte diz "Não desista, pois vem do alto o teu socorro, seja forte, corajoso". Foi uma ótima escolha de título, falou muito comigo e com certeza vai falar com você também. Composição de Tony Ricardo e Jozyanne.

8.ISAÍAS 6.- E claro que não poderia faltar composição de Eyshila, afinal ela tem muito talento não é?! Depois da perca de seu filho, comecei a perceber as novas composições dela de uma nova maneira, algo ainda mais profundo e sentido. Essa é uma letra que traz tudo isso, Jozyanne soube interpretar muito bem a canção, teve uma doçura na voz que nos leva a uma dimensão de adoração linda.


9.PRECISO SER CURADO - Composição de Adelson Freire. Esse CD não teve músicas ruins, claro que algumas foram melhores que outras como acontece com todo e qualquer lançamento. A letra dessa canção foi muito bem escrita, mas os arranjos não deram conta de chamar a atenção. A participação de Eli soares também foi outro ponto negativo, embora a voz não seja muito parecida, tive a sensação de estar ouvindo Thalles Roberto, rs.

10.INCOMPARÁVEL - Vibrante e dançante chegamos a última música do CD. Encerrou o projeto muito bem, com aquele gosto de quero mais, rs. A Composição é de Adelson Freire.

NOTA: 9,0
DESTAQUES: Basta uma palavra, Impossível é viver sem fé, Sangue Precioso, Quem é você?, Coragem e Isaías 6.

Comentários

  1. Amo Jozyanne,esse cd está bem bonito, mas pra mim,era pra ter mais músicas. Tô tão acostumada a ouvir Jozyanne pentecostal q acaba esse cd ficando um pouco mais fraco do q os outros. Meu preferido ainda continua sendo o cd "Meu Milagre".
    Gosto de todos, mas esse tem todo meu carinho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário