Análise do CD "Realize" de Flordelis



Flordelis se tornou uma das maiores representantes da música pentecostal no Brasil. Nascida em 5 de fevereiro de 1961 no Rio de Janeiro, especificamente na favela do Jacarézinho, a cantora ganhou destaque na mídia quando lutou bravamente contra a justiça e até traficantes para cuidar de crianças e adolescentes que sobreviveram a chacina na Estação Central do Brasil. Sua foto estampou a capa de vários jornais, sendo chamada injustamente de sequestradora.

Depois de muita luta, Flordelis ganhou o direito de cuidar das crianças da chacina os quias chamou de filhos. Com o passar do tempo novos filhos apareceram, ao todo 55 deixando-a conhecida como "A mãe de 55 filhos". Seu primeiro CD foi lançado em 1998, intitulado de "Multidão". Nos anos seguintes ela lançou Só o amor,  A Voz do Silêncio e Não se entregue".

Seu primeiro projeto com o selo MK music, foi "Fogo e Unção" mas o destaque aconteceu de fato em 2012 quando ela lançou "Questiona ou Adora". O CD desbancou cantoras de renome e experiência no mercado, fazendo com que os olhares se voltassem para ela e se tornando a cantora mais requisitada para grandes congressos.

Mas a consagração de fato acontece em 2014 com o lançamento do mais que prestigiado "A Volta por cima". Flordelis conseguiu superar de forma impressionante os seus lançamentos anteriores e garantir a estadia na MK music. Os três lançamentos inéditos da cantora conquistaram disco de ouro e suas músicas se tornaram verdadeiros fenômenos pelo Brasil.

No ano de 2016 o DVD "A volta por cima" foi um verdadeiro presente pra cantora, que relatou que na MK Music não se grava DVD com apenas 3 CDs lançados e manifestou sua alegria em ter esse sonho realizado apenas com esse número de projetos. A História de Flor é sem sombra de duvidas emocionante, impossível não ver o agir de Deus em cada detalhe de sua trajetória, e embora não tenha uma voz tão potente, ela se tornou sinônimo de sucesso.

Em 2017 chega a hora de "Realize". A expectativa em cima do novo projeto foi enorme e o Brasil todo aguardou ansiosamente o lançamento da mãe de 55 filhos. A produção musical foi assinada por Kleyton Martins, as fotos foram feitas por Alex Santana e a produção de arte pela Mk, na minha opinião a capa ficou melhor que a do CD "A volta por cima", a ideia de mostrar a favela do Jacarezinho ao fundo da imagem trouxe  a ideia de realização, mas  sabemos que a capa poderia ter sido  melhor, como sempre os internautas estão fazendo criações melhores. O CD saiu de fábrica com a tiragem inicial de AA3000.


Realize é um projeto temático, ou seja, não contém a canção titulo, ideia essa que eu particularmente não acho muito positiva, afinal, o público gosta de ouvir a canção que foi escolhida pra representar o álbum, espero que isso não vire moda, rs.

Vamos as canções?!

1. QUEM SOU EU - Emocionante, assim se inicia o CD de Flordelis. A canção disponibilizada no canal da gravadora MK ultrapassou a marca de 500 mil visualizações em menos de 1 mês, provando ser sucesso. A faixa relata de inicio os momentos difíceis em uma trajetória de vida e se confunde com a da própria cantora, dando a sensação de que a letra foi escrita milimetricamente pra ela. O Refrão traz a força de uma música pentecostal e traz afirmações convictas de quem nos tornamos na presença de Deus, e embora não cite a palavra REALIZE, a sensação que se passa é essa, a de realização. A composição é de Samuel Mariano.

2.A IGREJA ESTÁ DE PÉ - A força da música pentecostal se mostra nessa canção. O back dá um show de interpretação nessa faixa, a colocação das vozes ficaram perfeitamente harmônicas.  A letra baseia-se na luta da igreja contra o mundo, declarando que podem fazer de tudo pra parar a igreja, mas ela vai permanecer firme e de pé. O nome do CD é falado na última parte da canção, inclusive essa se torna um dos momentos mais empolgantes do hino, com todos os instrumentos sendo explorados ao máximo, encerrando com aquele gostinho de quero mais. Composição de Junior Maciel e Josias Teixeira.

3.EU SOU PENTECOSTAL - Você é pentecostal? porque se for se segura pra não voar, rs! Ual, que música. Obviamente depois de gravar Canela de Fogo, Flor automaticamente deixou uma marca com esse estilo. A canção começa fazendo indagações sobre o povo pentecostal e depois se torna um forró dos bons falando sobre o fogo e o poder de Deus. A composição é de Anderson Pontes.

4.CANTA QUE EU CUIDO - Regravar uma música é algo bem arriscado, principalmente pra cantoras de renome, mais arriscado ainda quando a canção já foi gravada diversas vezes. Eu não acho que incluir essa música no repertório tenha sido uma boa escolha. A letra é uma "cópia" disfarçada de "Quem me vê cantando" assinada por Samuel Mariano. O estilo da música também é o mesmo. Sinceramente não gostei de ouvir essa música no repertório da Flordelis, não que ela não tenha cantado ou interpretado bem, mas é simplesmente pelo fato de ser uma música que já esta saturada no meio. Composição de Cláudio Louvor.

5.NO MEU LIMITE - Essa foi uma das músicas que mais me chamaram a atenção na prévia liberada pela gravadora. A letra versa sobre dificuldades, mas que ainda sim adoração deve ser rendida a Deus. É uma boa canção, mas o seu trecho divulgado deu a impressão de que seria algo muito melhor, rs. Conta com a participação de Tayane, filha da cantora. Composição de Pr. Lucas.

6.POR FAVOR NÃO PARE/ SEGURA NAS MÃOS DE DEUS - Composição de Pr. Lucas e Nelson Mota. Essa canção foi um presente para o público. Confesso que a participação de Fernandinho me deixou pensando que não daria muito certo, pois o seu estilo é oposto ao da Flor, mas no final deu muito certo, ouvi-lo cantando pentecostal demonstrou sua versatilidade. A letra tem a temática sobre perseverança, foi muito bem escrita. A parte final com Segura nas mãos de Deus, embora não tenha sido ruim, poderia ter ficado de fora, afinal a canção tem porte pra isso, contudo essa é uma das melhores do CD.



7.LÁGRIMAS DO CRENTE - Conhecida originalmente na voz de Mara Lima apenas como "Lágrimas" foi lançada em 2012. Flor trouxe a canção com um novo nome e uma nova pegada musical. Enquanto Mara canta com intimidade e singeleza (a voz da cantora estava bem debilitada) Flordelis canta com força e rasgando a voz. Os arranjos ganharam muita força e acabaram fugindo um pouco da proposta expressa na letra, que pede por algo mais intimista. Eu tive dificuldade em ouvir toda essa canção, ficou cansativa e a participação de Anderson Freire que também é o compositor poderia dar um equilíbrio a interpretação mas acabou atrapalhando pelo excesso de "gritaria".

8. FICA EM PAZ - Também gravada por Rayanne Vanessa, temos o primeiro acerto de regravações. A música se encaixou perfeitamente na história da nossa cantora. A letra é boa, os arranjos na medida certa e a interpretação foi de acordo. É a música legal que todo CD tem. Composição de Samuel Mariano.

9.É MISTÉRIO - Ousadia define a coragem em regravar essa canção do autêntico Samuel Mariano. Nunca imaginei ver outra pessoa gravando essa música com a mesma identidade dele, mas Flordelis veio na humildade e conseguiu fazer bonito. Claro que a canção não se destaca como tantas outras do projeto, principalmente por não ser inédita e já ser sucesso, mas ela se saiu muito bem e mostrou que tem sua própria originalidade trazendo interpretação própria para a música.

10.DEIXA EU CANTAR - Composição de Samuel Mariano. No começo me lembrou a música O que é isso de Vanilda Bordieri e Leandro Borges, mas em letra, não em melodia. Eu senti nessa canção uma sinceridade muito profunda por parte da cantora, houve sincronia em todas as partes, também se classifica como aquela música legal e que gruda na mente, rs!

11.É FOGO - A introdução parece abertura de filme de ação. Arranjos vibrantes com destaque para a bateria. Logo a voz da cantora entra e o back vem por trás fazendo "oh-oh-oh" trazendo a sensação de que algo vai "explodir" na música, até que Flordelis para de cantar por alguns segundos e há uma mudança repentina na melodia. A faixa vira um forró bem dançante e animado, daqueles que sacode qualquer um. A letra é tipica dos repertórios dela e encerrou o CD com estilo. Composição de Anderson Freire.

NOTA: 8,5
DESTAQUES: Quem sou eu, A Igreja está de pé, Eu sou pentecostal, Por favor não pare e É Fogo.

Comentários