Análise do CD "Ele me chamou de alguém" de Andrea Fontes


Ela é sinônimo de sucesso e originalidade. Uma voz inconfundível, estilo próprio, pentecostal assumida, como a mesma diz. São mais de trinta anos de uma carreira consolidada e com grandes hits emplacados no mercado, afinal quem nunca escutou um de seus grandes sucessos?
Músicas como João viu, Momento de Deus, Batismo no ônibus, Permissão de Deus, Vencendo desafios, Pregador fiel, Benedita e o Colírio entre tantas outras ganharam destaque por todo o Brasil, alavancando a carreira de Andrea, fazendo com que a cantora sempre estivesse na lista das mais cotadas para grandes congressos brasileiros.

Ele me chamou de alguém é o primeiro álbum de estúdio que a cantora produz em parceira com a Som Livre (Você adora), sendo seu segundo lançamento pelo selo (fontes oficiosas disseram que ela não iria lançar com eles, mas a propo$ta foi boa e ela decidiu ficar). No ano de 2015 sua estreia foi marcada pelo CD/DVD Deus Surpreende, um projeto bom, mas que não conseguiu se destacar como tantos outros lançamentos. Vale lembrar que a cantora pertenceu ao cast MK Music, onde ficou cerca de oito ou nove anos, lá seu ministério se consolidou ainda mais e fez com que ela se tornasse definitivamente uma das maiores e melhores representantes do seguimento.

A produção musical ficou por conta de Wesley Ros, que deu conta de fazer um CD muito bem feito. Ouvir uma produção dele com essa qualidade mostra o quanto o mesmo tem evoluído em suas obras. Claro, que Andrea poderia ter procurado nomes como Melk Carvalhêdo ou Ronny Baroboza para trabalhar o projeto, mas optou por Wesley que veio e fez bonito.

A capa foi frustrante. Depois da belíssima escolha de "Deus Surpreende" eu esperava no mínimo algo similar em qualidade visual. Não esta feia, que fique claro, mas sinceramente? Não parece capa de CD, muito menos de uma cantora tão popular como Andréa. Faltou criatividade.

Vamos as canções?!...

1.ELE ME CHAMOU DE ALGUÉM - Quem sabe fazer bem feito faz não é? O CD chega com força. A música não tem introdução, ou seja, apertando o play já se ouve Andréa dizendo "Quem sou eu pra quem sabe tudo sobre minhas dificuldades?!" e isso deu um charme a mais pra canção. A sacada que a letra teve foi muito criativa, é uma melodia viciante muito bem construída. Foi uma ótima escolha para abrir o projeto, deixou um gosto de quero mais.  Composição de Wesley Ros.

2.ESTEVÃO - A introdução começa com uma melodia simples porém convidativa, com a sensação de "vem coisa boa por ai". Aos 14 segundos a música rompe a simplicidade e ganha força com bateria e guitarra acompanhada de uma declamação feita com muita autoridade pela cantora. O Back ganhou um destaque impressionante, ficou lindo demais. Composição de Ivo Jr.

3.NATÃ - Opah! Segura que lá vem uma forró dos bons. Essa canção é tipica das igrejas pentecostais, letra bíblica, arranjos bem trabalhados, declamação perfeita, batida excelente. Canções como essas estão perdendo espaço nas igrejas pro sertanejo gospel, fico feliz em ver que Andrea manteve as raízes e veio com força. Ficou demais!!! Essa foi escrita por Cristiana Ribeiro.

4.EU VOU ADORAR - Começando diretamente no refrão, é inevitável não ser atraído pela canção. Sua construção foi estrategicamente traçada para deixar o ouvinte curioso e escutar o que vem pela frente, e preciso confessar que realmente fizeram bem feito, e quando parece que a música vai se tornar enjoativa a força volta com tudo e te faz um convite irrecusável de ouvir até o final. Composição de Andersom Pontes.

5.ESTOU ABENÇOADO - E não é que ela cantou sertanejo? Melhor de tudo foi ver que mesmo aderindo um novo estilo não abandonou as raízes.  Essa musica recentemente foi lançada no CD "UMA - 2" de Vanilda Bordieri com participação de Aline Sanches. As duas versões ficaram boas, acredito que ambas merecem destaque. Letra de Everton Dias e Diego Henrique.

6.VÃO FICAR SURPRESOS/ CRISTO VOLTARÁ - Canções com o tema de arrebatamento muitas vezes acabam ficando de lado em muitos CDs, confesso ficar agraciado quando uma cantora grava letras como essa, é uma mensagem que a igreja precisa ouvir constantemente. A introdução mostra que vem algo forte por ai, um ponto negativo é que logo no incio o back abafa totalmente a voz da cantora, tive a sensação que Andrea estava cansada e não deu conta de sair por cima e no restante da música isso é perceptível, mesmo com ela se mantendo firme na interpretação. Outra parte que destaco é quando ela canta "Jerusalém, Jerusalém" não se encaixou muito bem no tempo da música. Também acredito que se essa faixa fosse menor teria sido melhor, pois em sua reta final acaba ficando um pouco cansativa.

7.HISTÓRICO DO COMPUTADOR - Essa é pra confrontar. Escrita por  Anderson Pontes a canção fala sobre o comportamento dos Cristãos longe da igreja. Destaco a frase "Deus vai mandar um Anjo". A letra foi bem construída e preciso parabenizar a ousadia em cantar algo assim, ficou excelente. O ritmo é o forró que é de costume em igrejas altamente pentecostais, com uma melodia bem comum, mas bem trabalhada.

8.PROVIDÊNCIA NA PRISÃO - O tema já é conhecido, Paulo e Silas. No começo achei muito parecido com Paulo e Silas gravado primeiramente por Adriana Aguiar, depois por Lauriete e Flordelis. Eu gostei dessa música, é aquela canção legal que sempre tem em algum CD. A surpresa fica na reta final, quando a música vira um forrózim arretado. Letra de Cláudio Louvor,

9.ASSIM QUE EU TE VI - Escrita por Pr. Miguel e Anderson pontes, essa é uma canção que fala de transformação. Tem uma letra muito bem escrita, versando sobre a mudança que acontece quando nos encontramos com Deus. A melodia segue sem ter um climax, mas é gostosa de se ouvir.  É uma musica legal também, acredito que se tivesse recebido uma atenção maior nos arranjos teria ficado melhor.

10.VOU PROSSEGUIR - Quem começa cantando é Andressa Fontes, filha da cantora, dona de uma voz linda, potente e com o mais importante, unção. Essa é uma das melhores músicas do CD. A letra versa sobre a perseverança e fé em Jesus. As vozes de mãe e filha casaram perfeitamente. Os arranjos na medida certa deram um toque de mestre pra fazer dessa faixa um sucesso. Composição de Ronaldo Martins.

11.JOÃO VIU (AO VIVO) - Chegamos na última música. Gravada ao vivo, essa versão foi lançada no DVD "Deus Surpreende" em 2015. Trazendo uma nostalgia, essa é um dos maiores sucessos da cantora, foi lindo ouvir uma grande multidão cantando junto com ela. Encerrou o CD com grande estilo e deixando aquela sensação de velhos tempos, foi uma ótima escolha.  Essa é de Duedson Damasceno e Daniel Magalhães.

NOTA: 9,0
DESTAQUES: Ele me chamou de alguém, Estevão, Natã, Eu vou adorar, Vou prosseguir e João viu.

Comentários

  1. Ficou lindo mesmo esse CD

    ResponderExcluir
  2. Esse CD está surpreendente!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom a ánalise. Só discordo com a canção número 6. Pois minha congregação é enraizada na antigas doutrina e essa canção será mais aceita que as demais. De modo geral parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela bela matéria. Virou muito boa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário