Análise do CD "Confiar" de Liz Lanne



Ela esta de volta. Foram 6 anos longe dos holofotes após uma forte gastrite que fez a cantora parar e tirar um tempo para Deus e para si mesma.  A Cantora iniciou sua carreira no ano de 2002, com o projeto Deus disse sim, que obteve destaque com a música Milagre, a qual conta a história de uma amiga que foi curada de câncer.

Liz não conta com uma voz extremamente potente e cheia de enfeites, mas tem uma essência incrível e a suavidade vocal faz com que suas canções não se tornem cansativas e enjoativas, um detalhe muito importante quando se trata em lançar CDs, não basta ter voz, é preciso saber cantar.

Depois desse período de jejum, ela nos apresenta uma grata surpresa que é o álbum Confiar, projeto esse que traz um alto nível de intimidade e adoração, confesso que estou muito agraciado com cada canção contida aqui, toda a produção caminhou para algo mais profundo, ainda que repleto de simplicidade.

(Foto de Thiago Satiro)

A capa e toda parte gráfica que foi assinada por Sandro Gonzalez ficou singela, linda e conseguiu descrever o conteúdo desse novo trabalho, as fontes, o tom das cores escolhidas, a posição da cantora, os olhos baixos, uma bela linguagem de semiótica, rs.

A produção musical ficou nas mãos de Márcio Carvalho, que fez um belíssimo trabalho em parceria com a cantora. O CD foi lançado pela gravadora MK Music e sua tiragem inicial foi de AA1500.

Vamos as canções?!

1.EM TI CONFIO - Essa canção se aproxima de ser o título do projeto, foi escrita por Tony Ricardo e abre o CD com muita dignidade tentando expor tudo aquilo que ouviremos durante o decorrer do disco. A introdução dura cerca de 20 segundos e traz logo de inicio a ideia de tempo e de momentos difíceis, mas destaca que não há o que temer e que vai confiar em Deus. Os arranjos foram mantidos em sincronia com a voz da cantora, o que trouxe uma sensação de total cuidado na hora de gravar.

2.FAZ TUDO POR MIM - Com uma batida mais animada, chegamos a segunda faixa do CD, já deixo o destaque para a bateria que deu aquele up desde a introdução. Sem exageros, a letra versa sobre tudo que Deus tem feito, e embora tenha os arranjos mais dançantes não deixou de ser intimista e reflexiva. Composição de Tony Ricardo.

3.SANTO ESPÍRITO - Aqui eu sinto necessidade de encontrar palavras pra falar dessa canção. Linda.  De todas as versões gravadas, pra mim, essa foi a melhor e a mais sincera, não que as outras não tenham sido, mas aqui há algo diferente, que não se explica. A participação de Eyshila trouxe algo muito profundo pra música, a de Bruna Karla nos mostra uma intimidade tão grande e junto com Liz fizeram uma adoração perfeita. O único ponto negativo que infelizmente destaco é a ponte da música "Ajuda-me Senhor a sentir tua presença..." Os arranjos deram uma quebrada no clima da canção, se as coisas continuassem calmas como no começo teria ficado perfeito. Composição de Bryan Torwalt.

4.VIDA NO DESERTO - Composição de Tony Ricardo. Durante a reprodução da música me lembrei de Rio De Deus gravada por Cassiane, mas as canções são diferentes. Aqui eu sinto uma Liz Lanne mais voltada pro pentecostal, ainda que a faixa seja bem pop. O Back deu um show, destaco que ficaram muito bem colocados e em perfeita sincronia com a cantora. Essa música conta com notas mais agudas, o que deu uma beleza diferenciada pra si.

5.PAI NOSSO ( OUR FATHER) - Quando vi o título pensei que fosse regravação, mas não é, apenas o título que é repetido, rs. A música é de Marcus Meier. Os arranjos dessa faixa ditaram algo muito sincero e de fato se tornou uma oração. Esse é o tipo de música que gruda na memória e faz você ficar cantarolando por ai, muito gostosa de se ouvir.

6.POR TUA CASA- Tony Ricardo também assina essa daqui. Ficou bem feita, classifico essa como a música legal que todo CD tem, boa produção, boa colocação de voz, arranjos bem trabalhados, mas sem nada que a tornasse diferente.

(Foto de Thiago Satiro)
7.ME FAZES VENCER - (YOU MAKE ME BRAVE) - Composição de Amanda Cook. Ritmo dançante que vem pra dar uma quebrada no estilo mais acalentado. Bateria ganha destaque novamente, contudo a faixa continua sendo aquela música legal, sem novidades, porém agradável.

8.GLORIOSO - Escolhida como primeiro Single do CD, essa é na minha opinião a música mais fraca do CD, embora apresente novidades em estilo musical quando o refrão ganha seu espaço, não há mais nada que a faça ser digna de representar o disco. Não estou dizendo que ela é ruim ou algo do tipo, só estou dizendo que é a mais fraca, principalmente em letra, dessa vez Tony Ricardo não surpreendeu, rs.

9.VIVO ESTÁS (ALIVE) - UAAALL, rsrsrs. Estilo de balada eletrônica, quem diria ein?! E não é que a ideia deu certo?! Ficou muito legal, deu um up na reta final do disco. Parabéns, surpreenderam. Eu só trocaria a Pamela pela Daniela Araújo, aí sim ia ficar perfeito, rs. Composição de Alexander Pappas e Addhan King.

10.TE VEREI - Começando com Voz mais grave e violão acompanhando essa se tornou uma das melhores canções do CD. Os instrumentos vão aparecendo conforme a música ganha tempo. A letra é um confronto, porém nada agressivo, pelo contrário, é algo pra nos fazer refletir e logo em seguida nos leva a um nível de intimidade tão grande que se pode ver Deus em coisas simples, lindo demais. Composição de Tony Ricardo.

11.NA PRESENÇA DE DEUS - Chegou com força, outra vez a bateria se destacou e isso acabou se tornando monótono, deviam ter explorado outros instrumentos em canções ritmadas como essa, contudo, de todas as mais animadas essa se tornou a melhor. Composição de Tony Ricardo.

12.MILAGRE - Essa aqui dispensa comentários, rs. O álbum encerrou em grande estilo e trazendo aquela saudade de tempos passados. O inicio só voz e teclado ficaram lindos, em seguida o refrão com a inclusão dos demais instrumentos foram o toque perfeito para deixar a faixa ainda mais bela. A compositora é a cantora Eyshila.

NOTA: 8,0
DESTAQUES: Em ti confio, Santo Espírito, Vida no Deserto, Vivo Estás, Te Verei e Milagre

Comentários

  1. ótima análise, minha preferida é Te Verei mas o álbum todo esta lindo acho que Vida no Deserto deveria ser o primeiro single.

    ResponderExcluir

Postar um comentário