Análise do CD "Na Casa Tem Vida" de Ariely Bonatti


Finalmente ele chegou, o tão polêmico, aguardo e desejado NA CASA TEM VIDA de Ariely Bonatti. A cantora vem construindo uma carreira firme e bem consolidada no mercado da música gospel há um tempo considerável e mesmo não atingindo altíssimos números de vendas  sempre se destaca com suas músicas. Seu primeiro CD foi lançado em 1999 pela gravadora Louvor Eterno, uma grande fábrica de artistas, como Damares e Suellen Lima, mas antes disso no ano de 1994 a cantora lançou em Fita K7 "Glorioso Encontro".

No ano de 2010 a cantora assinou contrato com a MK music e lançou o CD O tempo, um grande sucesso no meio, que atingiu a marca de 50 mil cópias vendidas, rendendo a cantora uma indicação ao prêmio Troféu Promessas como cantora revelação.  Em 2011 lançou Minha Conquista que ganhou destaque com a faixa O TRIBUNAL , chegando a marca de 30 mil cópias vendidas. No ano de 2014 foi a vez do projeto "A PORTA", esse não conseguiu tanto destaque no meio, mas é um bom CD, acredito que o grande número de lançamentos do ano referente ao desse álbum acabou abafando sua divulgação.

Em 2017 a cantora começa a apresentar ao público seu mais novo projeto " Na casa tem vida" são 10 canções fortes e impactantes. Alguns internautas criticaram o projeto dizendo que não veio tão bom como estavam falando, mas eu discordo. Ariely não fez um álbum perfeito, mas conseguiu trazer algo real, sincero e necessário em cada canção. Vale lembrar que ela teve problemas na escolha do repertório, duas canções que já estavam gravadas por ela foram de última hora retiradas do disco, os compositores das canções afirmam que foi falta de comunicação da gravadora, MK MUSIC, já outros falam que não liberaram a música pra ela por que outra cantora mais famosa havia se interessado pela mesma e então ganhou preferência. As duas faixas eram muito boas, mas não acredito que tenham prejudicado Na casa tem vida, digo e repito, Ariely fez bem feito. O Maestro responsável pela produção foi Ronny Barboza, um dos mais requisitados nos últimos lançamentos.

Falando sobre capa e arte, dispensa comentários não é?! Ficou lindo, único ponto negativo foi que a capa do disco anterior combina mais com esse título, mas isso se tornou um detalhe, claro que não deixou de ser percebido pelos internautas contudo eu gostei e tiro meu chapéu, a observ novamente fez um trabalho incrível.


Vamos as canções?!

1.TUA PRESENÇA - Liberada como primeiro single do CD, a música traz uma mensagem intimista e profunda. A letra destaca que podemos ter tudo, mas se não tivermos a presença é o mesmo que termos nada. Os arranjos ficaram simples, porém foram muito bem trabalhados, deram um toque sofisticado durante toda a canção, fazendo com que a cada estrofe ganhe mais força e se torne ainda mais empolgante de se ouvir. A composição é de Lucas ing e Tony Ricardo.

2.NA CASA TEM VIDA - Aclamada pelo público para ser o single inicial do projeto posso entender o fato de tanta espera em cima dessa música. Em um vídeo nos bastidores da audição do projeto a presidente da Mk Music rasga elogios e não poupa comentários positivos sobre a mesma. Essa é uma junção perfeita de pop com pentecostal, com todos os instrumentos inseridos na hora exata, começa e termina em alto nível. Outro destaque é a forma como a história bíblica ganha um desfecho perfeito para a igreja. Ficou incrível. Composição de Talita e Wellington.

3.REFERÊNCIA - Mantendo a ótima qualidade das faixas anteriores é possível perceber como Ariely amadurece a cada lançamento. É uma música empolgante e bem pop. A melodia é bem comum, de forma que gruda na mente e faz você ficar cantarolando por ai. Composição de Anderson Freire.

4.A PALMEIRA - Ouvindo só um trecho dessa faixa na previw da gravadora já fiquei curioso, rs. Próximo ao estilo bolero essa canção é aquela que faz a igreja "pegar fogo". A letra faz alusão a forma como a palmeira resiste as dificuldades e permanece de pé, dizendo que com o povo de Deus é mesma forma. A única coisa que eu mudaria aqui nessa faixa seria o tempo de batida musical, se fosse mais rápido teria ficado ainda mais interessante. A composição é de Rosmery e Elias.

5.TESOURO ESCONDIDO - Composição de Lucas ing, Tony Ricardo e Ariely Bonatti. Que adoração de entrega profunda. Essa é uma das canções que palavras se tornam muito poucas para descrever, as lágrimas falam muito mais. O começo voz e violão traz um sentimento aconchegante e de amor. A suavidade na voz de Ariely fez toda diferença. Aqui tem a participação de Willian Nascimento, esse pra mim foi o ponto negativo. Ficou bom com ele, sem ele teria ficado ótimo, rs.


6. DIAGNÓSTICO DO CÉU - Assumir que está doente e precisa de tratamento espiritual é tarefa difícil. Muitas cantoras e cantores trocariam uma faixa como essa por uma mensagem de exaltação sobre os inimigos e etc. Ariely ousou em cantar algo assim, porém o que sobra em letra sincera e positiva faltou em melodia e arranjos. Não é uma faixa ruim, mas depois de ouvir canções tão bem produzidas essa acaba ficando sem destaque. As vozes, tanto do back como da cantora ficaram um tanto abafadas e isso prejudicou um pouco o desenrolar musical. A composição é de Anderson Freire.

7.CALADO - Quando comecei a ouvir achei que era regravação. O inicio ficou muito parecido com Meu Justificador de Suellen Lima, lançado no disco Brilha Deus. Essa música apresenta um declive no CD, ficou sendo aquela faixa legal mesmo, rs. Nada de novo e empolgante. Composição de Elias e Rosmary.

8.FIEL ADORADOR - O tema já é conhecido, a letra tem uma estrutura comum, mas quem sabe fazer bem feito faz. Arranjos fortes, interpretação impecável, digna de aplausos. A bateria da um "up" em toda canção, e quando parece que a faixa vai morrer, UAAAL, ela volta com tudo. Composição de Kristian Cavalcante.


9.360 GRAUS - Girar 360 graus volta pro mesmo lugar não é?! Bom, acho que o titulo não ficou muito bom, mas a faixa é boa em si. Segue a linha pentecostal, forte em arranjos com letra bem estruturada. Ficou legal, rs. Composição de Junior Maciel e Josias Teixeira. 

10.VAI VIRAR NOTÍCIA - Composição de George de Paula. Foi uma boa escolha pra encerrar o CD. É uma música de mensagem positiva e conhecida no meio das igrejas, sobre vencer a prova e todos ficarem sabendo disso. A letra tem alusão bíblica e isso a torna gostosa de se ouvir. Termina de forma pentecostal, porém a voz esta doce e suaves sem nenhum tipo de exagero. 

NOTA FINAL: 85
DESTAQUES: TUA PRESENÇA, NA CASA TEM VIDA, REFERÊNCIA, A PALMEIRA, TESOURO ESCONDIDO E FIEL ADORADOR.

Comentários

  1. Esse cd está Surpreendente que pena q a Mk divulga pouco a Ariely

    ResponderExcluir

Postar um comentário