Análise do CD "Acenda Sua Luz" de Aline Barros


Ela está de volta, após um tempo considerável sem nenhum lançamento inédito, chegou a vez de Acenda sua Luz ganhar destaque por todo o Brasil através de Aline Barros. Considerada como uma das, se não a maior cantora da música Gospel brasileira, indicada ao Grammy Latino 10 vezes, voltou com o troféu para casa 6, mostrando que tem muito talento e competência. São mais de 20 anos de carreira dentro e fora do Brasil e mais de 10 milhões de cópias vendidas. Aline é a prova viva do sucesso gospel, arrastando grandes multidões por onde passa.

É casada com o Ex-jogador de futebol Gilmar Santos, mãe de dois filhos e é bióloga marinha. O último lançamento inédito de Aline foi no ano de 2013, com o álbum Graça que rendeu bons frutos a cantora, não conseguiu tanto destaque como o disco Extraordinário amor de Deus, que emplacou um fort hit nas igrejas que é a musica ressuscita-me, esse lançado antes do projeto Graça.

Finalmente chegamos em 2017 e com ele o novo CD dessa cantora tão popular e conhecida dentro e fora do meio gospel. Acenda sua Luz é um disco temático, ou seja, não há uma música com esse nome, porém uma das faixas cita a frase que traz esse titulo, deixando a sensação de que mudaram o nome da música, mas não o nome do projeto. Acenda Sua Luz saiu de fábrica com tiragem inicial de AA15000 e gerou muitos comentários sobre o assunto, já que suas tiragens são sempre altíssimas, outro assunto que anda rolando é que Aline estaria deixando o cast da Mk Music, entregando esse projeto para possivelmente assinar contrato exclusivo com a Sony Music Gospel que sempre investe pesado nas contratações mas na hora de divulgar só tem uma cantora que ganha destaque (Ops)!

Falando sobre capa e encarte, ficou bem simples, podia ser melhor, e como seempre os fãs criaram capas muito melhores, mas.... fazer o que?! Quem assina a produção musical é o maestro Ruben Di Souza.


Vamos as canções?!

1.DEPOIS DA CRUZ - Começou o CD muito bem, a canção traz uma mensagem forte, impactante e tem uma interpretação incrível, deu conta de abrir o projeto com elegância e potência. Os arranjos vão ganhando força e ficando cada vez mais envolventes, a voz da cantora se mantém firme durante toda a música e depois que acaba ficamos ouvindo sua melodia na mente, rs. Composição de Pastor Lucas e Josué Godoi.

2.IGUAL A TI NÃO HÁ - Quando se trata de músicas animadas e bem desenvoltas Aline sempre deu um show, não poderia ser diferente nesse CD. Essa canção traz um ritmo extremamente dançante, a batida da música é envolvente, a forma como os instrumentos foram "bem casados" deixaram aquela sensação boa, dá vontade de ouvir várias vezes, fora que a melodia é bem chiclete, rs. Composição de Delino Marçal.

3.CORRE - Me arrisco a dizer com quase toda certeza do mundo que essa música seria o titulo do CD, mas daí mudaram o nome dela, rsrs. É uma canção que continua no ritmo dançante, tem uma vibração incrível, a interpretação de Aline dispensa comentários, essa canção é uma das minhas preferidas. Composição de Pastor Lucas e Aline Barros.

4.TUA PRESENÇA É O CÉU PRA MIM - Pra mim essa era a faixa mais esperada, em um vídeo de making off liberado no canal da gravadora MK NEWS Aline aparece cantando um trecho dessa canção com voz e violão, eu fiquei extremamente ansioso pra ouvir, confesso que é uma faixa extremamente linda, arranjos, letras, voz, ficou sensacional, notas altíssimas, porém em alguns momentos a canção tem a melodia muito próxima de Casa do Pai, no entanto não tira o brilho que tem. Composição de Pastor Lucas e Aline Barros.



5.GRANDE E SIMPLES - Composição de Samuel Silva e Pastor Lucas. No começo achei que seria uma música calma e sem grandes novidades, porém ao chegar no refrão há uma surpresa, a música ganha força e fica extremamente envolvente, outro ponto de destaque é a altura da música, Aline atingiu notas altíssimas, ficou show.

6.PAULO E SILAS - Parece que o Pastor Lucas se tornou o preferido de Aline, rs. Outra vez ele assina uma canção do CD, dessa vez em parceria com Josué Gódoi. Falando sobre essa canção, é uma linda faixa, o projeto como um todo esta gostoso de ouvir, e embora alguns musicas tenham sido meio "gritadas" isso não tornou desinteressante. O destaque aqui fica na intimidade expressada na letra e outra vez nas notas altíssimas, rsrs.

7.ENCONTRO PERFEITO - Chegamos a uma canção para acalmar os ânimos, simples, porém tocante, produzida na medida certa, o único ponto que não me agradou porém não tira o crédito positivo da música foi o exagero nas notas agudas novamente, acredito que ficaria bem melhor se Aline continuasse mais contida nessa música, a final de contas é o que a própria sugere. Composição de Marcelo Manhães.

8.ENSINA-ME A CONTAR - Aline começa: DÁ VONTADE DE GRITAAAAAR, com um grito bem alto, rs. Achei que seria uma música bem dançante e cheia de firulas, mas não, é uma canção forte, porém não é interessante como as outras, fica cansativa com o tempo e difícil de ouvir até o final, essa é muito fraca em relação a tudo que já se ouviu até aqui. Composição de Marcos Rodrigues, Ed Oliver e Aline Barros.



9.ANDAR SOBRE AS ÁGUAS - O time de compositores dessa faixa é o mesmo da música passada. É uma boa canção, porém não tem nada demais, é a música legal que todo CD tem.

10.MERGULHAR - Uma canção com a batida bacana, mas não chega ser dançante. Tem um tema já bem conhecido das igrejas, mas não se torna chata por isso. Arranjos simples, mas bem feitos, notas nas alturas e composição de Pastor Lucas e Aline.

11.VALENTE - Confesso, achei que o CD tinha morrido depois da faixa 8, mas daí veio essa e reanimou tudo, rsrs. Que canção linda, a letra pode até não ser aquilo tudo, porém tem força e traz uma mensagem encorajadora. Os arranjos casaram perfeitamente com tudo que a canção pede, Aline arrebentou na interpretação mostrando seu talento. Composição dela com o Pastor Lucas. (Novidade, rs).

12.A FÉ EM TI - Composição de Marcos Rodrigues. Essa é uma música mais tranquila, letra simples, lembra em questão de ritmo as faixas 8 e 9, mediana pro CD todo.

13.OUTRO NÃO HÁ - Bem ritmada, dançante e tem uma boa vibração, é uma canção bem legal de se ouvir, dá conta de encerrar o disco com dignidade, mas não é aquilo tudo, rs. A sensação que tenho é que escolheram ótimas canções para começar o disco e depois deixaram um monte de "enche linguiça" pra seguir a reta final do CD.

NOTA: 80
DESTAQUES: Depois da Cruz, Outro Igual Não Há, Corre, Tua Presença é o Céu pra mim, Paulo e Silas e Valente.

Comentários

  1. Esse disco só ganha de Caminho de milagres,o pior dela,rs.

    ResponderExcluir
  2. Andar sobre as águas é uma das minhas favoritas. A letra e a melodia são simplesmente perfeitas. Eu nem sou cristão e essa música já arrancou lágrimas e Deus já falou com duas pessoas às quais eu enviei a música. Um pecado você dizer que "não tem nada demais", quando se tem o principal: muita unção.

    ResponderExcluir
  3. Ensina-me a contar e Andar sobre as Águas são as melhores do disco... deveriam ouvir essas musicas de novo...

    ResponderExcluir
  4. Cd todo está lindo, a minha preferida é "andar sobre as águas"
    Nossa que música linda, que cd lindo.
    Merece ser mais divulgado

    ResponderExcluir
  5. Minha preferida é "andar sobre as águas" de longe a melhor faixa do cd seguidas de outro igual não há, e encontro perfeito.

    ResponderExcluir
  6. esse cd é muito gritante, me deu dor de cabeça. tem músicas boas, algumas só não ficaram ótimas por causa da gritaria. sentir falta de músicas tocantes, como sonda-me, ressucita-me, casa do pai. santidade, entrega.

    ResponderExcluir
  7. esse cd é muito gritante, me deu dor de cabeça. tem músicas boas, algumas só não ficaram ótimas por causa da gritaria. sentir falta de músicas tocantes, como sonda-me, ressucita-me, casa do pai. santidade, entrega.

    ResponderExcluir
  8. Som de Adoradores, O Poder Do Teu Amor e Fruto do Amor continuam sendo a trilogia de ouro da discografia da Aline! Esse álbum é o mais fraco, perdendo apenas pro Extraordinário Amor de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da faixa "corre" estamos vivendo com certeza os dias próximos a vinda de Jesus acenda a sua luz o Rei está voltando!

    ResponderExcluir
  10. Como disse um amigo ai, o cd tá muito gritado... mediano pra bom... é otimo pra quem gosta e de quem toca hifs de guitarra como eu...

    ResponderExcluir
  11. CD morto. Nessas canções de hoje não vejo mais adoração, os tempos mudam e os "fãs" vão continuar em baixo dos pés dela. Mesmice, mesmice, mesmice, eu não me canso de ouvir músicas antigas de outros cantores os "esquecidos". Os verdadeiros "adoradores".
    Como eu disse no começo CD's mortos pra mim....

    ResponderExcluir
  12. Clayton Fontes de Lima11 de maio de 2017 às 18:23

    Eu me pergunto:

    "Será que o problema realmente está no CD?

    Ou está em vocês?"

    Porque sinceramente, já ouvi muitos testemunhos com relação a esse disco! É algo a se refletir! O CD está morto? Ou só vossa espiritualidade mesmo? Pensem nisso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário