Análise do CD "TEMPO DE EXCELÊNCIA" De Cassiane


E finalmente chegou o "TEMPO DE EXCELÊNCIA", foram 6 anos de uma novela que parecia não ter um final feliz e que agora se conclui com esse tão esperado CD.

Pra quem não sabe, Tempo de Excelência foi produzido entre a reta final de 2009 e início de 2010. A cantora havia deixado a MK Music no ano de 2007 e lançado de forma independente o CD Faça Diferença, que pouco tempo depois foi barrado e não pode ser comercializado por ordem judicial, já que a ex-gravadora de Cassiane, alegava que ela ainda devia um projeto a eles, outras acusações como formação de quadrilha foram aderidas a cantora. O empasse terminou com a decisão de lançar um ultimo disco pelo selo e a artista estaria finalmente livre para voar.  

O Lançamento provavelmente aconteceria durante o mês de Abril no congresso Gideões Missionários da Ultima Hora do ano de 2010 como é citado em um vídeo onde a presidente da MK Music está ao lado de Cassiane falando sobre o projeto. Abril chegou e se findou, nada se ouviu sobre o álbum. A cantora informou que a gravadora só lançaria o CD se ela retornasse ao cast, o que não aconteceu, a mesma, seguiu em frente e assinou com Sony Music, onde lançou o CD Viva, quebrando um jejum de três anos e meio sem lançar nada inédito. Embora Viva tenha atingido números significativos de venda, a critica em cima do projeto foi muito dura, principalmente por estar com o estilo diferenciado dos sucessos anteriores da artista.

 Em 2011 chegou a vez de Ao Som Dos Louvores, que mesmo tendo uma pegada mais "pentecostal" não caiu totalmente no gosto do público, tendo apenas um grande sucesso, Amigo Espírito Santo. O contrato com Sony music termina com um lançamento de um DVD ao vivo reunindo musicas dos dois últimos lançamentos e também três inéditas. Próximo ao DVD ser lançado, Mk music liberou em seu canal digital todas as músicas do Tempo De Excelência, deixando os fãs alvoroçados e esperançosos pelo disco físico, há quem diga que a liberação dessas canções, foi uma forma de prejudicar as vendas de UM ESPETÁCULO DE ADORAÇÃO. 

Em 2015, o que era sonho para muitos se torna realidade e Cassiane volta a integrar o Cast Mk Music e para marcar a volta, lançou ETERNAMENTE, álbum que foi produzido por aproximadamente 1 ano, e embora tenha ótimas canções como A Carta e Minha Essência, não caiu no gosto do povo. 


O ano de 2016 está em sua reta final e para quem acompanha a carreira bem consolidada de 35 anos de Cassiane, Tempo de Excelência é um verdadeiro presente, já que tão aguardo e polêmico, marcou uma época de grandes desafios para a cantora e seu esposo Jairo Manhães, produtor musical do CD.
As fotos da primeira versão que deveria ter sido lançada não foram utilizadas para compor o formato físico do encarte. Um novo ensaio, feito pelo excelentíssimo fotógrafo Rafa Vidal, arrancou grandes elogios dos internautas. As fotos foram feitas com um toque sofisticado e elegante, trazendo realmente um conceito de excelência. A Capa ganhou muitos elogios, ao ponto de ser citada como uma das melhores de cantora.

As canções foram remasterizadas para o lançamento, algumas músicas contaram com pequenas mudanças, as quais deram um brilho novo ao que o público já conhecia. A primeira tiragem foi AA5000, número consideravelmente baixo, comparado as altas tiragens de até 200 mil cópias iniciais. 

Vamos as canções...

1. REI DOS REIS -  Uma das primeiras canções a serem conhecidas do CD foi essa, porém na época (2010) ela era chamada de REI DA GLÓRIA. Escrita por Anderson Freire, a faixa que abre o disco, nos traz a lembrança dos fortes arranjos de A CURA (2003). A versão remasterizada contou com uma introdução diferente da antiga, novos instrumentos que abrilhantaram ainda mais. Cassiane cantou com uma interpretação arrepiante e traz impacto com a forte mensagem ministrada. 

2. CREIA -  Os compositores são Cláudio Carvalho e Marcelo Dias. Depois de uma abertura sensacional, acredito que ter colocado uma faixa mais calma e sem tantas novidades não foi uma boa ideia, porém a canção não é ruim, é a musica legal que todo CD sempre tem. Bons arranjos, boa letra, boa interpretação, mas não consegue se sobressair sobre outras.

3.CHEIRO DE VITÓRIA - Um dos grandes sucessos do "TDE". Acredito que se lançada oficialmente em 2010, o sucesso com certeza seria estrondoso, afinal naquele ano, estava na moda cantar sobre Vitória. Faltando alguns dias pro CD chegar da fábrica, a MK disponibilizou em seu canal no YouTube a live session com a cantora interpretando essa música. É uma tipica canção das igrejas, com uma temática sempre abordada. A Letra é fácil de ser interpretada e decorada, a melodia tem um leve toque pop, que deixa a batida gostosa de se ouvir. Sobre a interpretação de Cassiane, não há muito o que falar, fez bonito, rs! Composição de Anderson Freire.

4.SOBRE AS ÁGUAS - Também assinada por Anderson Freire, temos aqui outra música legal. O que intriga aqui, é que a canção a todo momento parece que vai ganhar uma super empolgação e ficar mega pentecostal, mas na verdade isso não ocorre, segue uma linha mais tranquila, sem grandes novidades.

5.OFÍCIO - Outra composição de Anderson. Sabe aquela canção intimista que te toca de uma forma toda especial?! É essa. Interpretada com suavidade e unção, é possível sentir mais a voz da cantora nessa música, a forma como ela se mantém diante de toda a faixa transparece uma essência admirável.

6.REVESTIDO DE GLÓRIA - Quase se confundido com REVESTIDO EM GLÓRIA (Sementes da Fé-2005) temos um flamenco bem ritmado, que quebra o gelo e dá um novo "gás" pro CD. Como a maioria de músicas desse estilo, não tem uma letra composta de novidades, nem um ritmo diferenciado, porém ganha seu reconhecimento. Composição de Lilian Moura.

7.TEMPO DE EXCELÊNCIA - Ouvir Cassiane determinando um novo tempo era o que o público esperava. Gravada em meio a um momento turbulento, Tempo de Excelência, nada mais é do que uma oração profética, gerada em meio as lágrimas. A Sensibilidade da compositora Vânia Santos impressiona, não sei se a música foi escrita para a Cassiane especificamente ou não, a única coisa que sei, é que a faixa se encaixou perfeitamente em todo o contexto. A interpretação foi doce e suave, os arranjos começam calmos e vão ganhado força. O Back, dá um show e chega quase a ser primeira voz junto com a cantora. Ficou lindo, fez jus ao nome com excelência.

8.NÃO VOU DESISTIR - Anderson Freire, Gislaine e Myllena são os compositores. Essa, é ultima faixa das três do CD que ficaram conhecidas ainda em 2010. É uma canção forte, letra bem estruturada e interpretação linda. O refrão tem uma arregimentação mais pesada em relação as outras faixas. A ponte se encaixou perfeitamente e deixa a musica ainda mais empolgante na volta das duas ultimas repetições do refrão. Ficou Show!!

9.SINTA ELE AÍ - Cassiane, Suzi Silva&Alisson Santana são os compositores. Acredito que ter colocado o forró aqui não foi uma boa escolha, já que a faixa anterior apresenta uma diferenciação de arranjos. Acredito que essa canção se encaixaria melhor na 13º posição do disco. É uma faixa que também não apresenta grandes novidades. É pentecostal, dançante e boa, mas voltada ao asssunto letra, sem novidade. O que salva a obra como um todo é a vibrante performance de Cassiane.

10.NÃO VAI TERMINAR ASSIM - Durante o tempo em que ficou sem gravar, Cassiane mesma disse que pensava que aquele seria o seu fim, porém seu marido (Jairo Manhães) dizia pra ela ter calma e que era escolhida de Deus. Lendo os comentários do CD VIVA podemos ver esse relato da cantora e agora ouvindo essa faixa, entendo perfeitamente o que ela sentiu durante esses momentos. Não vai terminar assim é uma verdadeira poesia profética. "... Pois essa tempestade vai passar e a tua história não vai terminar assim..." Letra do grande compositor Moisés Cleyton.



11.CORAÇÃO PARTIDO - Outra canção onde podemos sentir a dor de Cassiane. "... Coração partido em mil...". É possível sentir em cada verso entoado a emoção da música. A suavidade novamente foi surpreendente, uma faixa que toca na alma. Composição de Anderson Freire, Dedé de Jesus e Julio Freire.

12.ELE ESTÁ AQUI - Lembrando o tema do Hit Todo Poderoso (Faça Diferença - 2007) voltamos para as músicas legais, nada de novo, mas mesmo assim fizeram bem feito, Cassiane deu conta do recado e torna a faixa agradável. Talvez o destaque fique no começo da canção, onde tudo se encaminha para virar algo mais ritmado (Flamenco ou Forró) e isso não acontece, a canção segue a linha tradicional. Composição de Cassiane, Celso Barboza e Ronaldo Barboza.

13.TEU MILAGRE EU QUERO VER - Começa parecendo que será simplesmente mais uma canção, porém da conta de mudar essa impressão quando chega ao coro. Não chega a se tornar um verdadeiro estrondo, mas da conta de fazer o CD chegar em sua reta final com qualidade e segurando bem a peteca. Composição de Cassiane e Elaine Araújo.

14. NA PRESENÇA DO PAI - Seguindo a estrutura de canções como Tudo Novo, Cristo está comigo, Celebrando a Vida e Vem com teu rio, essa música talvez seja a menos interessante do projeto. Senti de falta de uma produção mais viva e detalhada nos arranjos. Cassiane, embora cante muito bem, aqui, não conseguiu transmitir tão bem o que faixa pedia, energia, alegria e vibração. Acredito que se tivesse um tempo menor e fosse gravada ao vivo, se tornaria mais interessante, visto que Cassiane é bem extrovertida e leva o público junto com ela por onde passa. A Composição é de Cassiane e Jairo Bonfim. 

15.NÃO VOU DESISTIR ( ACÚSTICA) A faixa oito se repete por aqui, porém agora só voz e violão e em um tempo menor. Eu particularmente gostei bastante, achei criativo e inovador. Aqui da pra sentir ainda mais a faixa, depois de ouvir canções como Não vai terminar assim e Coração Partido, ouvir novamente que não ira desistir é impactante. Os composiotes, é claro, são Anderson Freire, Gislaine e Myllena.

NOTA: 95
DESTAQUE: REI DOS REIS, CHEIRO DE VITÓRIA, OFICIO, TEMPO DE EXCELÊNCIA, NÃO VOU DESISTIR, NÃO VAI TERMINAR ASSIM e CORAÇÃO PARTIDO.

Comentários

  1. 95? O cd em algum momento chega a dar sono. Está melhor que os anteriores mas não chega nem perto do Com Muito Louvor e Recompensa. Esse encarte está bem pobre e essa maquiagem e sorriso forçado não ajudou. Ela ficou estranha. Acredito que se essas cantoras continuarem insistindo no pop pentecostal ai sim que a carreira delas vai acabar de vez. Uma prova é Elaine de Jesus e Lauriete. Mas já estão ricas, nem ligam mais pra isso.

    ResponderExcluir
  2. Eu Não Gostei desse CD tanto barulho pra nada Nota-6

    ResponderExcluir
  3. CD ta lindo mais não se compara com os cds da época de ouro de Cassiane
    SET LIST
    1º A CURA
    2º COM MUITO LOUVOR
    3º SEMENTES DA FÉ
    4º RECOMPENSA

    ResponderExcluir
  4. muitas vezes e falta de ouvir no começo gostei de tempo de excelencia mais depois me foi me cativando adoro esse cd e cada cd tem seu momento e esse foi num momento dificil pra propria cantora!!! CASSI SEMPRE ARRASA

    ResponderExcluir

Postar um comentário