Análise do CD "Bastidores" de Amanda Ferrari


Hoje, quando se fala em música pentecostal logo se fala nela, Amanda Ferrari. A cantora ganhou destaque pelo Brasil todo e até fora dele por sua característica única e uma voz marcante com um "roco" charmoso. Sua carreira foi muito bem consolidada a cada lançamento, fazendo com que Amanda deixasse de ser apenas cantora e se tornasse também um estilo. Álbuns como "Lutando e Vencendo" chegaram a vender mais de cem mil cópias e ainda render indicação a grandes premiações.

Depois do sucesso Lutando e Vencendo, foi a hora de "AVIVAMENTO" cair no gosto do povo, lembro até hoje como as canções desse CD foram cantadas na minha igreja, principalmente fazendo música. O Sucesso desse projeto rendeu a Amanda o lançamento do Bem produzido projeto "O ESPETÁCULO DE DEUS" que lançou pelo selo Praise Records e iniciou um momento de "decolagem" no ministério da cantora. Em 2011 o grande sucesso chegou e virou de vez a história de Ferrari, canções como O relógio de Deus (regravação) e A virada viraram febre nas igrejas brasileiras por sua interpretação marcante e dedicação a cada detalhe do projeto. Aclamada em todos os congressos pentecostais do país, chega a hora de Eu nem sonhava, com esse, se encerra a parceria com a Praise Records.

Em 2013, SOBREVIVENTES trás uma nova era e faz um grande sucesso, a análise desse álbum, você pode conferir aqui no nosso blog:

2014 é marcado pelo Especial mulheres, O MEU DEUS É O TEU DEUS que você também pode conferir a análise aqui:

E por fim em 2016 chega a hora dele, o tão esperado BASTIDORES, são 15 canções e todas foram assinadas pelo maestro Tiago Oliveira, que trabalhou por volta de um ano com muito requinte nas canções. O projeto gráfico ficou por conta de Fábio Rickman, que fez um bom trabalho, o único ponto que talvez não tenha deixado a parte gráfica mais interessante foi o fato de tudo ser feito no mesmo cenário e sem variedades de figurino. O CD saiu de fábrica com a tiragem de AA5.000 que particularmente achei muito baixa, afinal Amanda é um nome de peso no mercado gospel e só cinco mil CD´s não serão suficientes, rs. A distribuição fica por conta do selo próprio, AF Music.

Vamos comentar as canções?!

1.TÁ PASSANDO - Abrindo o CD em grande estilo, uma música vibrante e que gruda na mente, a letra da canção nos trás uma reflexão sobre provas, mudanças e não parar de glorificar a Deus. É uma música tipica de Amanda Ferrari, e não poderia haver outra faixa para abrir o CD tão marcante quanto essa. A composição é de Sarah Farias.

2.NENHUM PEIXINHO - Chegando com uma certa "calmaria" essa canção é bem reflexiva, a letra foi muito bem construída e tudo colaborou para ser uma faixa gostosa de se ouvir. Composição de Moisés Cleyton.

3.BASTIDORES - Escrita por Anderson Freire, chegamos ao titulo do CD. É uma canção simples, que ganha força na ponte, embora tenha sido o primeiro single do projeto e escolhida para nomear o disco, a faixa não consegue obter um grande destaque em relação ao repertório como um todo.



4.JÁ VIROU - O estilo Amanda Ferrari que conhecemos surge novamente por aqui, a pegada da faixa é vibrante e a música também é de fácil memorização. Um único ponto que talvez não tenha valorizado muito foi a excessiva repetição da frase JÁ VIROU nos últimos minutos da música, mesmo assim, não tira o brilho e a força que tem. A Composição é de Amanda com Letícia Nunes. (Letícia sofreu um acidente de carro junto com Amanda Ferrari. Letícia ficou internada por alguns dias, mas o Senhor a levou, contudo o nome de Deus não deixa de ser glorificado e que sempre prevaleça a vontade DEle.)

5.A MURALHA - Escrita por Gunnar Ferrari e Amanda Ferrari, essa música talvez fosse uma das mais esperadas do CD, já que a cantora vem cantando está cantando ela há mais o menos 1 ano, sacudindo as igrejas por onde passa. Não se tem o que falar dela, é um forró muito bem produzindo, vibrante e forte.

6.LIVRE ACESSO - É uma regravação de Tangela Vieira, que também escreveu a música. É aquela canção legal que todo Cd tem.

7.VEM PRO MEIO - Chegamos a uma das grandes sessações do CD, escrita por Wellington e Talyta, a canção foi lançada o ano passado (2015) durante o congresso missionário Gideões, e logo se tornou uma das faixas mais esperadas para esse CD. A Produção ficou incrível, a força e ousadia desse hino merecem destaques. Um único ponto que me deixou com duvida, é que parece que a versão lançada durante o GMUH não é a mesma inclusa no CD.

8.UMA HORA DESSAS - Edmar santana é o compositor.  A Melhor ou uma das melhores introduções músicas do CD é dessa canção. ficou boa e se encaixa como aquela música legal também, rs. Só não entendi a proposta apresentada no final do refrão, onde se diz " O meu Deus na sua vida está agindo, você será surpreendido uma hora dessas" entre as palavras AGINDO e VOCÊ não houve uma "interação" muito boa, tanto que a cantora não pronuncia toda a palavra AGINDO e sim Agin para conseguir cantar o Você.

9.CASINHA NO SERTÃO - Música gostosa de se ouvir, nos traz a memória cultos domésticos, onde havia muita simplicidade, é uma canção que nos traz um sentimento saudoso, muito linda. Amanda compôs com muita graça esse louvor.

10.PISA - Entramos no estilo sertanejo e entramos muito bem, Amanda Ferrari e Dill da duplas Os Nazireus, deram um show nessa canção, a faixa é viciante e você se pega cantarolando ela por ai, é aquela canção que vem pra animar o CD depois de outras faixas mais calmas.



11.PRESENÇA - O Marido da cantora faz uma participação nessa faixa com uma narrativa. A Junção da fala de Gunnar com a letra da música e a voz da cantora resultaram em uma exuberante canção. Foi escrita por Abigael da Silva.

12.VEM ME ENCONTRAR - Embora seja uma regravação da cantora Rayanne Vanessa, essa é uma faixa que vai ganhar as igrejas, pentecostal na medida certa, bem ritmada e com uma interpretação dinga de aplausos, a composição de Cláudio Acalias, merece destaque.

13.NA PRESENÇA DOS ANJOS - Composição de Roy Fields, a música é um estrondo de sucesso nos EUA e aqui no Brasil se tornou também após ganhar sua primeira versão. Confesso que quando ouvi Amanda cantando essa canção há pouco mais de um ano atrás, não acreditei, embora não seja o estilo da cantora, ela deu um show e mostrou que tem potencial pra cantar adoração de uma forma inenarrável.  

14.PEDRA DE DAVI -  Outro sertanejo muito bacana. Escrita por Dill da dupla os Nazireus, a canção também gruda na mente e ficamos cantarolando por ai, rs!

15.YAVEH - Chegando ao final de um CD incrível, encontramos a faixa que versa sobre a grandeza de Deus. É uma canção criada na medida certa, letra e arranjo se encaixaram perfeitamente. A Música me lembrou Visões, gravada por Amanda em 2011, no CD EU VEJO DEUS, com certeza essa Yaveh ( Eu sou ou Fazer existir) encerra o álbum com qualidade.

NOTA: 9,0
DESTAQUES: TÁ PASSANDO, A MURALHA, VEM PRO MEIO, CASINHA NO SERTÃO, PISA, PRESENÇA E VEM ME ENCONTRAR.

Comentários

  1. O hino "Casinha do Sertão" de Amanda Ferrari, no final do hino da Harpa Cristã é o número 5: Ó Desce, Fogo Santo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário