Análise "LEMBRANÇAS" CD Faça Diferença de Cassiane


Hoje, na nossa análise "lembranças" vamos falar sobre o "polêmico" CD Faça diferença de uma das maiores cantoras da música gospel CASSIANE.O albúm foi lançado no ano de 2007 pelo selo Reuel Music, gravadora que pertence a Cassiane e a seu esposo Maestro Jairinho Manhães, o mesmo que assinou a produção desse albúm. Cassiane saiu da gravadora MK music, tendo como útlimo lançamento inédito o CD "Sementes da fé" no ano de 2005, em 2006 lançou o CD e DVD 25 anos de louvor e decidiu não renovar contrato com sua antiga gravadora, alegando que o contrato havia encerrado e que Cassiane não devia mais nada a MK, ela e o esposo lançaram FAÇA DIFERENÇA.

Atualmente Faça Diferença, ultrapassou a marca das 500.000 mil cópias vendidas, ou seja mais um grande sucesso da pequena notável, o CD por um tempo deixou de ser comercializado já que a sua ex. gravadora conseguiu provar que Cassiane devia mais um projeto a eles, que foi gravado em 2010 porém só lançado em 2013 pela MK somente no formato digital. Nesse perído de processo judicial que durou até meados de 2010 Faça diferença não pode ser comercializado, quando voltou as lojas passou a ser distribuido pela nova gravadora de Cassiane "SONY MUSIC" que passou a distribuir o CD no formato "Digipak" que deu um ar mais sofisticado a obra artistica do projeto, porém "novo" encarte produzido pela gravadora algumas fotos ficaram de fora, e isso, claro não aprovei.

Em relação a Capa do CD, confesso que tinham fotos bem melhores pra capa, até a capa do CD Play-Back ficou melhorzinha que a do cantado, porém não julguem o livro pela capa (rsrs), além de ser um óitimo CD, o encarte tirando a capa, ficou muito bonito, contou com várias fotos, e 6 lâminas, uma obra muito bem produzida. O Back vocal do CD, sem sombra de dúvida deu um show, entre os oito profissionais que participaram do back destaco Jairo Bomfim e Janeh Magalhães, também destaco a participação do coral renovasul, que mostrou como se canta rsrs!

Vamos as canções...

1.MERGULHE-Em grande estilo, Cassiane chegou, chegando nesse CD, logo na primeira faixa temos um pentecostal absurdo, com uma pegada pop, o refrão da canção foi muito bem ultilizado, o back vocal explode quando chega no coro, fiquei impressioando com a qualidade dessa canção, as notas entoadas foram altíssimas, mas claro Cassiane pode(rsrs), a composição é de Anderson Freire, inclusive essa foi a primeira composição dele que ouvi.

2.ELE TEM PODER-Na simplicidade surgiu uma canção que ganhou grande destaque nas igrejas do país, a faixa que dura 4 minutos, é o puro pentecostal, solo, refrão, solo, refrão, ponte e refrão, gostosa de se ouvir e cantar, aquela canção que a igreja inteira glorifica. Composição de Shirley Lima e Cassiane.

3.FAÇA DIFERENÇA-Chegamos ao título do CD, quem escolheu essa canção para nome do projeto foi o Maestro e esposo da cantora, e confesso que foi uma ótima idéia, o nome escolhido atrai as pessoas para ouvir a canção, é algo curioso (rsrs), a faixa destaca alguns personagens bíblicos e relata que eles fizeram a diferença de alguma forma, seja tocando em Jesus ou convidado Ele pra dormir em sua casa. A Composição é de Jairo Bomfim.

4.FOGO DO ALTO-Cassiane não gravou nem um forró nesse CD, essa canção é mais "animada", mas na não chega a ser forró, é uma canção bacana, mas não teve nada demais, escrita por Elaine Araújo, essa é a faixa "legal" que todo CD tem.

5.TODO PODEROSO-Chegamos ao grande destaque do CD, lembro que na minha igreja tinha briga porque todos queriam cantar esse hino (rsrs), até hoje essa canção é cantanda nas apresentações de Cassiane, ganhou destaque nacional, impossível alguém pentecostal não conhecer essa faixa, muitas pessoas foram curadas através dela, sinto aqui nessa canção uma unção muito forte, a unção de cura. A composição é do grande compositor Anderson Freire.

6.LOUVOR SEM FIM-Para acalmar os ânimos do CD, temos aqui uma faixa no estilo mais calmo, gosotosa de se ouvir e toda trabalhada em técnicas vocais, confesso que essa canção muito me agradou, contou com a participação do coral renovasul e foi escrita por Shirley Lima e Cassiane.

7.O FOGO DE DEUS-Com uma pegada de Pop rock misturada com pentecostal chegamos a uma das cançãoes mais inovadoras do projeto, tudo aqui ficou muito bom, letra, arranjos, back, voz... essa é aquela canção que dá vontade de "rasgar a voz" e cantar bem alto. Composição de Roberta di Angelis.

8.FICA COMIGO-Em um estilo mais calmo, chegamos a uma canção de "oração", a canção clama pela presença de Deus, pede a Ele um puro coração e que junto com Deus pode rasgar um urso ao meio, matar o leão e o gigante, Cassiane se mantém muito bem quando a canção nada mais é que uma oração, quem escreveu essa aqui foi Jairo Bomfim.

9.ERGUER AS MÃOS-Uns dizem que ela é pop, outros dizem que é pentecostal e há quem pense como eu e diga, é uma junção dos dois estilos. Essa faixa é uma das canções que menos obteve instrumentos, porém é uma das que mais tocaram e foram cantadas pelo país. Composição de Anderson Freire e Cassiane.

10.VERDADEIRO ADORADOR-Chegamos então a uma canção que fala do adorador, tinha tudo pra ser uma das melhores faixas do CD, mas o refrão excessivamente repetitivo tornou a faixa cansativa e enjoativa, no começo é muito boa, mas depois fica chata. Composição de Anderson Freire.

11.SE CRERES VERÁS-Ronny e Celso Barboza escreveram essa aqui, não tem nada demais, é bem simples, mas levando em conta que já estamos chegando ao fim do CD, devemos dar um desconto.

12.SANTO É O SENHOR-Canções de arrebatamento nunca faltam nos CD´s da pequena, grande Cassiane, porém essa canção não foi lá essas coisas, creio que depois de Abraço do noivo se tornou difícil fazer uma canção do mesmo nível, vemos que nos útlimos lançamentos da cantora (VIVA E AO SOM DOS LOUVORES) Existiram canções com essa temática, porém não ficaram tão boas assim, a melhor foi Vem oh, Mestre. Esse hino tinha tudo pra ser uma excelente canção, mas não conseguiu pelo simples fato de não receber a importância merecida. Composição de Moisés Cleyton e Cassiane.

13.VEM COM TEU RIO-Chegamos ao fim do CD, essa faixa segue o estilo de Tudo novo, Cristo está comigo, Celebrando a Cristo e Na presença do Pai, não tem nada de tão atraente assim, é bem animada e encerra o CD em clima de festa. A composição mais uma vez foi de Anderson Freire.

NOTA:90
DESTAQUES:MERGULHE, ELE TEM PODER, FAÇA DIFERENÇA, TODO PODEROSO, O FOGO DE DEUS e ERGUER AS MÃOS.

Comentários